LUNETA ELETRÔNICA. Missa na AL, memorial virtual, Pozzobom e Fabiano, 14º e 15º eliminados, habitação
* Uma missa realizada no salão Júlio de Castilhos, no final da tarde passada, marcou os 30 dias da tragédia de Santa Maria, na Assembleia Legislativa.
* A celebração contou com a presença de um grupo de familiares das vítimas, o governador Tarso Genro, o presidente da Assembleia, Pedro Westphalen, e o presidente do Tribunal de Justiça do Estado, Marcelo Bandeira Pereira, entre outras autoridades.
* Várias deputados e deputadas acompanharam a missa, entre eles os parlamentares santa-marienses Valdeci Oliveira (PT) e Jorge Pozzobom (PSDB).
* “Que sejamos cada vez mais unidos e que a solidariedade não se afaste de nós neste momento”, disse o capelão da Assembleia, Padre Tarcisio Rech, durante a celebração.
* Na UFSM, que perdeu dezenas de seus alunos, vitimados no incêndio, foi criado um memorial virtual em homenagem aos que morreram na tragédia.
* O sítio reúne mensagens de solidariedade recebidas do mundo inteiro, desde os primeiros momentos daquele 27 de janeiro. Quem quiser conhecê-lo, basta clicar AQUI.
* A Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia aprovou, nesta quarta, convite ao secretário da area, Fabiano Pereira, para que compareça ao órgão.
* O requerimento, do tucano Jorge Pozzobom, pede que Fabiano esclareça as atividades previstas em projetos enviados pelo governador Tarso Genro.
* Entre eles está o que institui o Programa de Oportunidades e Direitos (POD), destinado a realizar os Direitos Humanos de Grupos Socialmente Vulneráveis.
* Outro autoriza o Poder Executivo a contratar operação de crédito externa junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para o POD.
* Para Pozzobom, o comparecimento do secretário é importante para que os parlamentares possam compreender de fato como será implantado o programa.
* A Câmara dos Deputados aprovou na quarta, por unanimidade, o fim da chamada “ajuda de custo” para os parlamentares no início e no final de cada ano, conhecido como 14º e 15º salários dos deputados e senadores.
* O benefício continuará a ser pago só no primeiro e no último mês dos mandatos de deputados e senadores, como ajuda de custo destinada a compensar despesas com mudança e transporte.
* De autoria da senadora e hoje ministra-chefe da Casa Civil Gleisi Hoffman (PT-PR), o projeto já foi aprovado pelo Senado e, agora, com a decisão da Câmara, será promulgado pelas direções das duas Casas.
* A Prefeitura, via Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária, realiza, nesta quinta, a entrega de 35 unidades habitacionais do Loteamento da Vila Lorenzi, na região sul.
* O ato, marcado para às 3 da tarde, será no próprio loteamento. Durante a cerimônia, o padre Enio José Rigo, Diretor do Instituto São José, dará a benção aos moradores e às novas moradias.
Podem até dizer que havia já uma discussão na justiça questionando a legalidade do 13º de senadores e deputados e tal e coisa.
Mas, vamos lá. Não é bom para o povo a extinção destes salários dos políticos?
Não foi uma boa iniciativa da Senadora do PT?
Então por que ninguém comenta? Não merece elogios? O jornal nacional de ontem chegou a omitir a autoria do projeto.
Se fosse alguém do PT propondo ou a manutenção destas vantagens ou a criação de outras, a esta hora este post já estaria crivado de comentários. Mas, como diz um sábio: Assim como são as pessoas, são as criaturas…
Ahh, poderão dizer que ela não fez mais que a obrigação. Até concordo. Mas é uma obrigação que ninguém tinha feito antes. Ela fez.