Eleições 2010

SEM OUTRO JEITO. Candidatos precisam fazer dobradinhas em todo o Estado. Pimenta já fechou 17

Na campanha eleitoral deste ano (e o fenômeno já havia acontecido em 2006, mas talvez com menor intensidade), os candidatos a deputado federal que se pretendam competitivos são obrigados a buscar votos em todo o Rio Grande do Sul. Ou, pelo menos, não apenas numa única cidade ou região.

São raros os casos em que uma comunidade (e Caxias do Sul e Porto Alegre talvez sejam as únicas) consegue fazer um deputado federal apenas com os votos locais. Ainda assim, será apenas um. Não é o caso, e já faz tempo, de Santa Maria.

Em dois dias, roteiros na Grande Porto Alegre...

Só para lembrar os últimos casos, Cezar Schirmer (suplente em 2006) fez a maior parte dos seus mais de 74,6 mil votos bem longe de Santa Maria. O mesmo aconteceu com Paulo Pimenta, do PT, com seus 104,4 mil votos totais.

O fenômeno está se repetindo, com maior intensidade, agora, em 2010. O petista, que busca a reeleição, já fechou, segundo informações que colhi agora há pouco, nada menos que 17 dobradinhas em todo o Rio Grande do Sul. Parcerias consolidadas, como me disse o próprio.

Uma delas, obviamente, em Santa Maria, com o ex-prefeito Valdeci Oliveira. Outra em Bagé e aquela região, com Luiz Mainardi. Mas também em outras regiões mais distantes.

... e também no litoral norte. Não tem outro jeito

Isso pode ser entendido, inclusive, pelo roteiro feito pelo parlamentar nos últimos dois dias, em que passou pela região metropolitana e o litoral norte. Em Canoas, foram atividades com o prefeito Jairo Jorge e o candidato a deputado estadual Nelsinho Metalúrgico. Já no litoral, em Torres, as ações foram em conjunto com o candidato ao Senado Paulo Paim e a candidata à Assembléia, Nilvia.

Quer dizer, se não for assim, o trabalho para se eleger (ou reeleger) ficará bem mais complicado. Atenção: isso vale para todos, mas não há dúvida que Pimenta, pelo menos, já tem situação bem mais consolidada, o que lhe coloca numa situação melhor para atingir o seu objetivo.

EM TEMPO: as fotos que ilustram esta nota são de André Lima.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo