CidadaniaPolítica

OPINIÃO. Os sapos e as rãs, na reforma política

Colaborador eventual do sítio, o cientista social Dantro Guevedo preparou dois textos. Ambos tratam da reforma política, sua necessidade. E os problemas para implementá-la, além de outras questões. Segue o primeiro:

 “Reforma política, os sapos e rãs (1)

Neste texto não tenho nenhum outro compromisso além de apresentar meu “achismo”. Até porque somente busco conhecimento para satisfazer meus interesses, e sempre que a consciência me acusa os interesses me defendem. Em separado o meu conhecimento é o único que tem relação e valor de verdade, enquanto os meus interesses estão sujeitos ao choque e desagrado de outros, e minha consciência tranqüila lembra uma água morna (pouco atraente para beber mas sem igual para descansar numa banheira). Os três juntos são minhas lentes para realidade e formam as minhas opiniões.

E começo com a seguinte pergunta, onde podemos mudar para melhorar a política brasileira?

Então alguém pode me indagar, mas existe algo de errado com a política brasileira para que seja necessário uma mudança?

Eis, então, que tudo fica nítido… tal como rãs e sapos colocados numa enorme panela com água que é lentamente aquecida até ferver tudo o que nela se encontra, os brasileiros (com poucas exceções) não estão percebendo que falta pouco para que se feche a tampa.

Será que as pessoas acham pouco o fato de vivermos em um país sui generis, figurando entre as 6 maiores economias do mundo, rico por natureza (digo, recursos naturais) e não por desenvolvimento tecnológico (um contra-senso num mundo globalizado cujo paradigma hegemônico está na relação entre conhecimento e tecnologia), que precisou aguardar décadas até um partido de bases socialistas assumir os rumos da política para desfrutar do sistema capitalista com estabilidade, com fortalecimento e retomada mínima do crescimento econômico focado no investimento em infra-estrutura com desenvolvimento social e distribuição de renda, e que mesmo estando no rumo certo não consegue resolver problemas arcaicos de nossa burocracia e instituições.

Mais especificamente, eu, você, e todos os brasileiros somos sui generis porque trabalhamos aproximadamente 5 meses no ano apenas para pagar tributos, impostos, encargos, etc (um recorde mundial) e toda essa nossa benevolência alimenta o maior sistema de corrupção do mundo (quem duvida vá pesquisar).

E você me pergunta, qual o problema?

Bueno, se você é um sapo (ou uma rã) e quer morrer como tal, não posso impedir, mas sei que eu quero contribuir para alguma forma de mudança, e que essa represente um avanço e não um retrocesso. Também não quero ser um salvador de qualquer pátria, mas quero no mínimo fazer parte de um debate necessário que, tenho certeza, é o caminho para toda e qualquer melhoria.” 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo