AssembleiaSanta MariaTragédia

ASSEMBLEIA. Se reúne Comissão que trata das leis para prevenir incêndios. Valdeci quer multas pesadas

Valdeci defende leis claras para o tema
Valdeci defende leis claras para o tema

Aconteceu agora à noite, a segunda reunião da Comissão formada na Assembleia Legislativa, para tratar da revisão das leis que ajudem a prevenir incêndios. O grupo é resultado direto da tragédia de 27 de janeiro, na boate Kiss, que matou 240 jovens.

Entre os integrantes da Comissão está o santa-mariense Valdeci Oliveira. E é da assessoria de imprensa do material petista, o relato a seguir. O texto e a foto são de Tiago Machado. Confira:

Valdeci cobra multas mais pesadas para infratores das leis de prevenção a incêndios

O deputado Valdeci Oliveira (PT) participou, na noite desta segunda (4), da segunda reunião ordinária da Comissão Especial da Assembleia Legislativa responsável pela revisão da legislação estadual de prevenção contra incêndios. Na presença do presidente do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do Rio Grande do Sul, Luiz Capoani, e do engenheiro civil Luiz Carlos Pinto da Silva Junior, que coordenou o parecer técnico do CREA sobre o incêndio na boate Kiss em Santa Maria, o deputado defendeu que a legislação preveja multas mais pesadas a infratores. “A lei atual é branda demais e estipula valores muito pequenos para quem desrespeita as normas de prevenção contra incêndios e de segurança. E a lei tem de ser ainda mais pesada com aqueles que são reincidentes ”, afirmou.

Outra contribuição feita por Valdeci foi quanto a falta de clareza das leis. “É preciso clareza total nas diretrizes que tratam em suma da segurança e da vida das pessoas. Há muitas leis que se confundem, que são imprecisas ou que se chocam umas com as outras”, destacou.

Na reunião, os representantes do CREA apresentaram de forma detalhada o parecer técnico da entidade sobre o incêndio na Kiss. Após analisarem documentos repassados pela Prefeitura e Corpo de Bombeiros e de realizarem uma visita ao local do sinistro, a equipe do CREA elaborou um relatório de 40 páginas que aponta as principais falhas verificadas e faz um conjunto de recomendações. Para a instituição, o incêndio foi consequência de erros em série, motivados principalmente pelo emprego de revestimento acústico inflamável no local, sem licença prévia e sem conhecimento das autoridades, combinado com o uso de material pirotécnico no show musical promovido no dia da tragédia.

Estados Unidos – Os deputados presentes na reunião também aprovaram o convite para a vinda na comissão do engenheiro norte-americano e especialista em sistemas de proteção contra incêndios, Russ Fleming, no próximo dia 18 de março. Fleming foi presidente da Sociedade de Engenheiros de Proteção contra Incêndios nos Estados Unidos e colaborou na revisão da legislação do país após a tragédia ocorrida na cidade de Rhode Island em 2003, quando um incêndio em uma boate local causou a morte de 100 pessoas e feriu outras 230.”

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Gente me respondão uma pergunta, ja não estão revisando esta Lei em nivel nascional, qual o motivo para ter outra fazendo Lei aqui no RS, isso é coisa de politico mesmo já vão fazer Leis aqui para confrontar com as nacional para quando ter outra tragedia dessas ficar o mesmo jogo de responsabilidade, porque ao em vez de fazer lei aqui coloquem alguem la em Brasilia, para ajudar a fazer uma lei só para todo o Brasil, mas eles são assim querem estar na midia, e gentinha dificel não.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo