CORSAN. Após Santa Maria e Santiago, investimento também em São Luiz Gonzaga. Anúncio foi no Piratini
Com a presença de um punhado de autoridades, a começar pelo governador Tarso Genro, e também pelo menos dois santa-marienses, o deputado Valdeci Oliveira e o diretor do Sindiágua (dos trabalhadores da Corsan), Rogério Ferraz, foram anunciados investimentos da empresa em São Luiz Gonzaga.
Quem conta isso tudo é a assessoria de imprensa do deputado petista, líder do governo na Assembleia. O texto e a foto são de Tiago Machado. A seguir:
“Valdeci e Sindiágua acompanham assinatura do contrato da Corsan com São Luiz Gonzaga
Depois de confirmar investimentos em Santa Maria e Santiago nos últimos meses, esta quarta (27), foi dia da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) anunciar melhorias para a região das Missões. Em um ato simbólico e repleto de lideranças políticas e sindicais, o governador Tarso Genro assinou, no Palácio Piratini, o novo contrato da Corsan com o município de São Luiz Gonzaga, que prevê o investimento de R$ 67,5 milhões na cidade. Entre a série de ações previstas no contrato, está a construção de uma nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), a ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA) e a universalização do serviço de esgoto. Hoje, São Luiz não possui tratamento de esgoto.
O líder do governo na Assembleia, deputado Valdeci Oliveira, que foi várias vezes a São Luiz junto com o colega Jeferson Fernandes (PT) defender a gestão pública dos serviços de água e saneamento, participou do ato e comemorou o desfecho de uma mobilização que durou mais de dois anos. “O prefeito anterior fez de tudo para privatizar os serviços de saneamento e água contra a vontade popular. Felizmente houve uma forte mobilização política e social e até a inferferência da Justiça e do Ministério Público, que identificaram fortes irregularidades no processo de privatização. Destaca-se também o papel da Corsan, que na pessoa do presidente Arnaldo Dutra, foi muito firme e apresentou um contrato extremamente favorável para o município”, destacou Valdeci.
Valdeci também assinalou o papel do Sindiágua na mobilização, que estava representado no ato pelo presidente, Leandro de Almeira, e pelo diretor de Comunicação, Rogério Ferraz, entre outros dirigentes. “Os representantes do Sindiágua foram incansáveis em mais uma batalha pela água e pelo saneamento públicos. Água e saneamento não são mercadorias. Devem ficar sob controle público”, reafirmou Valdeci.
O prefeito Junaro Rambo, o presidente da Assembleia, Pedro Westphalen, e a vereadora Xuxu também prestigiaram o ato hoje no Palácio Piratini.”
Sem dúvida alguma foi uma grande batalha em São Luiz Gonzaga. Era tanta falcatrua do prefeito anterior que queria privatizar a água que o danado acabou até preso. Mas, são histórias que vão ficando pelo caminho nesta grande luta do SINDIÁGUA pela água pública.
Nesta caminhada o apoio do Deputado Valdeci Oliveira tem sido importantíssima. Onde há tentativa de privatizar este bem vital que é a água, lá está Valdeci na luta.Em Uruguaina onde conseguiram entregar para a Odebrecht, enquanto a tarifa da Corsan foi reajustada em 5% para o restante do estado, a privatizada subiu 12% no mesmo período.