Eleições 2014PartidosPolítica

ELEIÇÕES 2014. Principais partidos vão renovar seu comando. E há algumas disputas bem encardidinhas

Há um punhado de partidos politicos que já têm tudo acertado, na sua cúpula. São direções renovadas com antecedência e mandatos que extrapolam outubro de 2014. Caso do PMDB, por exemplo, que semana passada reconduziu o vice (e provável candidato a reeleição, junto com Dilma Rousseff ), Michel Temer.

E, também, há casos em que haverá uma renovação meio automática, com a recondução de atuais dirigentes. No entanto, alguns partidos relevantes para a eleição vão passar por processos que tendem a ser complicados. Casos específicos do PSDB e do PT. A propósito disso, e trazendo também um amplo painel com a grande maioria das siglas, vale a pena ler a nota (com sua avaliação) do jornalista Fernando Rodrigues, do portal Universo Online e da Folha de São Paulo. Acompanhe:

 “8 partidos escolhem direção até 2014

partidos convençõesAssim como o PMDB decidiu no último dia 2.mar.2013, pelo menos outros 8 partidos também farão eleições internas antes da votação presidencial de 2014 (o 1º turno será em 5.out.2014). Nesses processos, os partidos elegem seus presidentes ou reconduzem os atuais –no caso do PMDB, Michel Temer continuou no comando.

São mínimas as chances de haver alteração nas cúpulas desses partidos. No Brasil, há pouca ou nenhuma alternância de poder na direção das agremiações políticas. A tabela (que ilustra esta nota) mostra as datas em que as legendas relevantes realizarão suas convenções antes de jun.2014, data limite para que as alianças eleitorais sejam formalizadas.

PDT – a eleição para o comando da legenda será em 22.mar.2013, em Brasília. O atual presidente, Carlos Lupi, é favorito para continuar no cargo (que ocupa desde a morte de Brizola, em 2004). Insatisfeito com os cargos dados por Dilma ao partido, Lupi tem dado a entender que pretende analisar também uma aliança com Eduardo Campos (PSB) ou com Aécio Neves (PSDB). Seu possível adversário é o ministro Brizola Neto (Trabalho), que não tem ainda apoio suficiente para formalizar a vontade de presidir o PDT. Deputados pedetistas dizem que Brizola não representa o partido na Esplanada dos Ministérios e querem sua substituição…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI           .

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo