Eleições 2014PartidosPolítica

ELEIÇÕES 2014. Tucanos “radicalizam”, ao antecipar escolha de Aécio para presidente. Mas nada é pacífico

Diferente do que ocorreu nas três eleições presidenciais anteriores (com exceção, quem sabe, da primeira, em que José Serra era o nome óbvio), em que o PSDB só fechou o nome do candidato a presidente no ano da eleição, agora houve uma antecipação. Uma espécie de “radicalização”, se tomados os jeitos ditos normais de os tucanos se comportar.

Aécio Neves é o nome ungido pela cúpula, inclusive o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. No entanto, isso não é exatamente pacífico. Tem que primeiro ser combinado com os grandões paulistas do partido, inclusive ou especialmente o governador Geraldo Alckmin e o ex-candidato duas vezes derrotado Serra.

Para saber mais sobre isso, e as consequências da opção pelo senador mineiro, vale a pena conferir material publicado hoje pelo jornal O Estado de São Paulo.  A reportagem é de Isadora Peron. A seguir:

Opção precoce por Aécio rompe tradição tucana

Nunca antes na história deste país o PSDB lançou uma candidatura à Presidência da República com tanta antecedência. Em dezembro, faltando um ano e dez meses para as eleições, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso afirmou que o senador Aécio Neves (MG) seria o nome tucano para a corrida presidencial de 2014. Assim, o PSDB deixou para trás o histórico de adiar ao máximo essa decisão.

O motivo para postergar o anúncio de quem seria o candidato da sigla costuma ser o mesmo, eleição após eleição: a falta de consenso em torno de um único nome. Aliar as ambições pessoais e os interesses partidários não foi tarefa fácil no ninho tucano nos últimos anos.

Até neste momento, em que o presidente nacional da sigla, Sérgio Guerra, tem repetido por toda parte que Aécio é o candidato “da grande maioria do PSDB”, ainda há descontentes. Setores do partido, em especial tucanos de São Paulo, estão insatisfeitos com a condução do processo, que inclui a escolha do senador como presidente nacional da legenda…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo