CidadaniaSegurança

JOVENS E POBRES. Eles são os que mais morrem. E também os que mais matam, diz estudo da PUC/MG

Ah, e são homens, e tem entre 15 e 24 anos. O trabalho, que contou com dados do IBGE e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), além das Nações Unidas, não chegam a surpreender. Se fosse feito (e alguém há de tê-lo feito) em relação aos acidentes de trânsito, muito provavelmente o resultado seria semelhante.

Mas, o que isso significa e o que pode auxiliar no planejamento das estratégias de segurança pública? Confira no material produzido e distribuído pela Agência Brasil. A reportagem é de Renata Giraldi. A seguir:

Homens jovens e pobres são os principais suspeitos e vítimas dos homicídios

A violência no Brasil, no que se refere a assassinatos, atinge principalmente homens, pobres e negros, que têm de 15 anos a 24 anos, segundo o estudo Avanço no Socioeconômico, Retrocesso na Segurança Pública, Paradoxo Brasileiro?, do professor doutor Luis Flávio Sapori, coordenador do Centro de Pesquisas de Segurança Pública da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG).

Sapori explica que os homens jovens, além de acusados pela maior parte dos crimes, também são as maiores vítimas da violência. O pesquisador destacou que foi registrado um aumento no uso de armas de fogo. Em 2010, por exemplo, de cada dez pessoas assassinadas, oito foram mortas com armas de fogo.

De acordo com a pesquisa, três fatores contribuem para o aumento da violência e dos homicídios no país: a consolidação do tráfico de drogas, principalmente o consumo de drogas; os elevados níveis de impunidade; e a necessidade de adoção de medidas mais eficientes para combater os dois aspectos anteriores…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Não preciso de “estatísticas” do ibge: há mais de trinta anos, que me pergunto: “o que leva o jovem negro (as imagens estão aí & não mentem!) a delinqüir? E, o porquê, dessa Nação Morena (saudoso Darcy Ribeiro), ainda não ter um FERIADO a homenagear os trezentos anos da “força motriz negra”??? PS: brancos, amarelos, colorados, azuis, corintianos, flamenguistas & outros… também delinqúem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo