LUNETA ELETRÔNICA. Clubes sociais, requerimentos, Assembleia, Aeroporto e o troco, economia solidária…

* Uma novidade no Boletim Legislativo 04/2013, que traz a Ordem do Dia para a sessão ordinária da Câmara de Vereadores: sumiram os requerimentos pedindo serviços.

LUNETA ELETRÔNICA. Clubes sociais, requerimentos, Assembleia, Aeroporto e o troco, economia solidária... - Luneta-câmara* Não, não se entusiasme muito, leitor: apenas mudou de nome. Agora são “correspondências recebidas” (confira na imagem ao lado). Bem, pode não ser permanente, claro, mas é como está lá, hoje.

* Ah, são 34 as “correspondências”, que substitutem (provisoriamente?) os nossos já conhecidos requerimentos. Por sinal, há um deles.

* No caso, o do vereador Marion Mortari, que pede autorização de seus pares para ausentar-se por um dia (com direito a diária, aliás) para ir a Não–me-toque, na ExpoDireto.

* Aliás, a Câmara recebeu a visita, nesta segunda, de dirigentes da Associação das Entidades Sociais de SM. Foram à Comissão de Políticas Públicas e Assuntos Regionais.

* No encontro, em que havia seis vereadores, a Associação, por seu presidente, Leomyr Girondi, EXPLICOU  que o principal motivo para a busca de apoio é o fato de” os clubes estarem sendo alvo de vistorias sistemáticas e parecerem áreas de risco”.

* “As vistorias são justas, mas nós procuramos uma condição especial em função da especialidade das nossas entidades, pois as mudanças que fazemos são contínuas e o prazo para se adequar às normas é muito curto”, argumenta.

* Na Assembleia Legislativa também acontece reunião plenária, nesta terça-feira. E há 16 MATÉRIAS em condições de ser votadas pelos parlamentares.

* Dessas, trancam a pauta de votações e devem ser apreciadas antes das demais cinco vetos e cinco projetos de lei (PL) do Poder Executivo.

* A decisão sobre quais matérias serão votadas se dá na reunião dos líderes partidários com a Mesa Diretora, no final da manhã desta terça.

LUNETA ELETRÔNICA. Clubes sociais, requerimentos, Assembleia, Aeroporto e o troco, economia solidária... - luneta-prefeitura-aeroporto

Entidades privadas entregam projeto. Agora, toca a buscar troco (foto João Alves/CCS.PM)

* Na manhã passada, o Recanto Maestro e a Cacism entregaram um projeto, bancado pelas duas organizações, para reforma e ampliação do Terminal de Embarque e Desembarque do Aerporto de SM.

* A entrega se deu em solenidade ocorrida no Palacete da SUCV, e os detalhes você encontra no MATERIAL produzido pela Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura.

* Nele você não encontrará, porém, os números: quanto custará e de onde virão os recursos. Supõe-se que se buscará o troco, que não deve ser pouco – é a dedução do editor.

* De todo modo, trata-se de obra fundamental para o desenvolvimento de Santa Maria, como disse o próprio Prefeito Cezar Schirmer. E, sem o projeto, não se sabe quanto é necessário. Bom trabalho, portanto, de duas instituições privadas.

* Mas o Prefeito não recebeu apenas o projeto do aeroporto, no Palacete da SUCV. Lá estiveram, também, os integrantes de uma Comissão na Câmara.

* No caso a que estudará as leis de prevenção de incêndio (formada em função da tragédia da Kiss). Os edis disseram pretender fazer um trabalho conjunto com o Executivo.

* Posteriormente, imaginam os integrantes da Comissão realizar audiências públicas e seminários, além de enviar “cartas de recomendação aos poderes Federal e Estadual”.

* Conforme material da assessoria de imprensa da Câmara, o prefeito Cezar Schirmer enfatizou a necessidade de uma legislação nacional unificadora com normas técnicas bem definidas.

* A Comissão pretende se reunir, ainda nesta semana, com a direção do Fórum,  do Ministério Público Estadual, e também com o Reitor da UFSM, Felipe Muller.

* A prefeitura iniciou o processo de selação simplificada para a contratação emergencial de 42 profissionais. Eles atenderão exclusivamente às pessoas necessitadas de acompanhamento e assistência psicossocial em decorrência da tragédia da Kiss.

* Para os profissionais, de várias áreas da saúde, interessados em participar ou pelo menos conhecer o processo, basta clicar AQUI e acessar o edital.

* Está acontecendo, na Rua 24 Horas, mais uma edição do Feirão Colonial. Este é dedicado à Semana da Mulher. São produtos Coloniais, Caseiros, Artesanato e da Agroindústria familiar, entre outros.

* Funcionando durante todo o dia, das 8 da manhã às 7 da noite, é uma promoção do Projeto Esperança/Cooesperança e dos grupos a ele associados.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *