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NA REDE. Como utilizaram o Twitter os principais concorrentes à prefeitura de Santa Maria, em 2012

A pedido do sítio, a recém-formada em Relações Públicas, pela UFSM, Patrícia Koefender, com a orientação da professora Rejane de Oliveira Pozobon, transformou o seu ótimo trabalho de conclusão de curso em cinco textos. Eles serão publicados neste sítio a partir de hoje, um a cada dia, mais ou menos nesse horário. A razão por que foi feita a solicitação é mais ou menos óbvia: trata de internet, trata de comunicação e trata de um evento fundamental para a vida da comuna, a eleição para a prefeitura, em 2012.

Afinal, como utilizaram o Twitter, os principais concorrentes na disputa? É essa a resposta buscada por Patrícia, e que você começa a entender a partir de agora, com o primeiro dos cinco textos. Acompanhe:

Os candidatos à Prefeitura de Santa Maria no Twitter

Por Patrícia Koefender

Esta sequencia de textos objetiva apresentar uma síntese dos resultados obtidos na pesquisa “Estratégias comunicacionais para a construção de capital social de candidatos à prefeitura municipal de Santa Maria –RS 2012”, realizada no ano de 2012, como  trabalho de conclusão do Curso de Relações Públicas da Universidade Federal de Santa Maria.

O estudo buscou entender como três dos candidatos à prefeitura de Santa Maria utilizavam o microblog twitter para criar ou manter capital social. Os candidatos analisados foram Cezar Schirmer, Helen Cabral e Jorge Pozzobom. A escolha destes três candidatos se deu em virtude destes terem somado 96,8% dos votos. Já a escolha do microblog twitter se deu em virtude deste ser uma plataforma que possibilita a interação e a articulação de redes de relacionamentos devido a sua estrutura e funcionamento.

Capital social consiste em um tipo de capital – como o nome já deixa claro – que se manifesta nas relações entre as pessoas que fazem parte de um grupo ou rede de relações. Em um artigo de 1980, intitulado “Le capital social: notes provisoires”, Pierre Bourdieu realiza a primeira análise sistemática do conceito, definindo-o como “o conjunto de recursos atuais e potenciais que estão ligados à posse de uma rede durável de relações mais ou menos institucionalizadas de interconhecimento e inter-reconhecimento” (apud MATOS 2009 p. 35)*. Assim, o capital social está presente na rede de relações construídas entre as pessoas, não sendo algo do qual um sujeito particular possa tomar posse, podendo apenas ser ativado em determinado momento para atingir metas. Então, de forma reduzida e simplificada, capital social é o resultado da interação dos indivíduos dentro de uma sociedade, baseado na confiança, na reciprocidade e nas regras de convivência estabelecidas entre elas.

A pesquisa é composta pela análise de dois conjuntos de dados, um formado pelos twittes dos candidatos durante a campanha e outro formado pela rede de relacionamentos construída por estes candidatos neste suporte. Os próximos textos tratarão especificamente da rede de relacionamentos construída pelos três candidatos no twitter.”

* MATOS, Heloiza. Capital social e comunicação: interfaces e articulações. São Paulo: Summus, 2009.

AMANHÃ: a relação do então candidato Cezar Schirmer com o Twitter

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