CongressoPolítica

ORÇAMENTO. Congresso promete votar terça. Mas…

Aberto o caminho para a votação do Orçamento, antes há a necessidade de decider sobre o veto de Dilma Rousseff ao Projeto que redistribui os royalties do petróleo. Relembrando: o Congresso retirou recursos dos estados produtores, redistribuindo aos demais, com alegados prejuízos (que não são pequenos) ao Rio de Janeiro e ao Espírito Santo, sobretudo.

E isso será votado antes do Orçamento, na terça-feira. Detalhe: as bancadas dos dois estados prometem obstruir a votação, diante do que se considera uma derrota inevitável. Com isso, garantia, garantia meeeesmo, não há nenhuma de que o Orçamento de 2013 seja apreciado no mesmo dia, como prometem os líderes do Congresso.

Sobre isso, e mais detalhes ainda da discussão, acompanhe material produzido e distribuído pela Agência Câmara de Notícias.  A reportagem é de Noéli Nobre. Acompanhe:

Congresso votará veto à Lei dos Royalties na terça

Os presidentes da Câmara, Henrique Eduardo Alves, e do Senado, Renan Calheiros, anunciaram, nesta quinta-feira (28), que os vetos à Lei dos Royalties (12.734/12) serão votados pelo Congresso na terça-feira (5). Em seguida, se possível na mesma sessão, os parlamentares votarão o Orçamento de 2013 (PLN 24/12).

A decisão dos presidentes foi tomada depois que o Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou ontem (27, quarta) a liminar do ministro Luiz Fux que exigia do Congresso Nacional a votação, em ordem cronológica, dos mais de 3 mil vetos presidenciais que aguardam apreciação. A liminar havido sido concedida em dezembro, após análise de mandado de segurança impetrado pelo deputado Alessandro Molon (PT-RJ), que queria impedir a votação do veto sobre a redivisão dos royalties do petróleo.

Calheiros afirmou que o processo legislativo “não pode ficar pela metade”. O Congresso, ressaltou o senador, tem a obrigação de analisar os vetos. A sequência de votação dos outros vetos, no entanto, será decidida depois. “Há 1.478 vetos que podem ser considerados prejudicados, ressalvando, claro, o direito do recurso ao Plenário. Nós vamos fazer tudo para simplificar esse processo”, declarou…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo