Artigos

Os absurdos da semana – por Daiani Ferrari

É meia noite e eu não consigo dormir. Nem pensar. O legal seria escrever um texto bonito, cheio de metáforas que remetessem ao centésimo. Meio mulherzinha, talvez. Um texto abordando etapas conquistadas, entre elas o número cem. Mas não. Nada disso passa pela minha cabeça. Eu só consigo materializar na mente a palavra absurdo, que, acredito, seja a definição certa para essa semana.

Morreu Hugo Chávez e havia quem comemorasse o fato. Apresentadores de televisão quase sorriam ao noticiar a morte do presidente. A Globo não foi capaz de oferecer silêncio aos créditos finais no Jornal do Bonner. Chorão foi encontrado morto e as pessoas diziam que tinha ido tarde por não passar de um viciado. Pipocavam em diversos meios de comunicação versões sobre a morte, sempre envolvendo o pó branco encontrado no apartamento.

Você acha isso absurdo, mas aí abre o jornal e vê um playboy reclamando que um bombeiro negou uma máscara de oxigênio para que ele pudesse entrar na boate e ajudar a retirar outras pessoas (o que, na verdade, nem sei se confere, bem como o fato dos Bombeiros no RS possuírem máscaras de oxigênio). Também vê o depoimento de várias pessoas (desculpem a expressão) tirando o seu da reta. Um secretário municipal que não conhece a lei e um prefeito que está, desde o dia 27 de janeiro, merecendo ouvir a música “não sei se vou ou se fico, não sei se fico ou se vou…”. E para completar o quadro, outro dos suspeitos culpa os bombeiros pela demora na saída dos jovens de dentro da boate. Ele alega que a água das mangueiras teria dificultado o deslocamento.

Como, nos dias de hoje, pessoas comemoram a morte de outras? É esse tipo de evolução de que tanto nos orgulhamos? Em que mundo uma pessoa sem preparação acredita ser mais útil que um profissional treinado para situações como o incêndio da Kiss? Por acaso, alguém consegue aguentar o jogo de empurra que estamos vendo durante as investigações?

Gente, é um absurdo termos um prefeito completamente perdido, secretários sem a menor noção do quanto os familiares precisam de seriedade nesse momento para que sejam apurados os fatos o mais rápido possível. E não vou nem falar dos vereadores. E, da forma como estão vindo à tona informações sobre o funcionamento da Kiss, só posso acreditar que o proprietário queria uma máscara para ir até o caixa buscar o dinheiro antes que queimasse. Desculpem, mas ele não me deixa opção para pensar  algo diferente disso.

Eu só queria pedir uma coisa: deixem de ser moleques. Se não respeitam a vida das pessoas, que pelo menos respeitem sua morte. E, por favor, aos que estão contribuindo com as investigações sobre o incêndio na Kiss, ninguém é palhaço para vocês ficarem enrolando com conversinha mole e joguinho do não sei e não fui eu. Na minha terra, até mulher aprende a ser homem e assumir as consequências dos seus atos.

E esse é o texto número 100.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

9 Comentários

  1. Desculpe-me senhor clademir. Mas esta sua colaboradora poderia ser menos tendenciosa. Se acha coitadinha! Parece que ela nao sabe que existe um inquérito e no final dele a verdade aparecera. Pelo que sei os policiais estão fazendo um trabalho serio. Mas os opositores são raivosos e oportunistas

  2. É isso aí, Daiani, parabéns pelo desabafo! É disso que a gente precisa hoje em dia, de mais gente que se “canse” de certas hipocrisias, que já andam meio institucionalizadas…
    E também notei em certos veículos esse tom de “celebração” (cito aqui a ZH, para dar nome ao menos a algum boi) com a morte do Chavez… com a morte de uma pessoa, afinal…
    às vezes, dependendo da situação, criam toda uma história “romântica” em torno, construindo até mesmo heróis em meio a algum acontecimento fúnebre, e em outras tratam da morte de uma pessoa (seja ela pública ou não, presidente ou indigente) de uma forma quase irônica…
    Não era fã número um do Chavez (embora tenha ficado sabendo agora depois de sua morte que ele melhorou vários índices socio-econômicos na Venezuela, diminuindo o abismo entre ricos e pobres, por exemplo), mas fico imaginando então como alguns veículos divulgarão, por exemplo, a morte (provavelmente breve) de um Fidel… será um Halloweem fora de época nas páginas de alguns jornais e nas imagens de algumas emissoras!…
    No mais, uma outra face, além da tragédia em si do incêndio, da nossa sociedade que se mostrou assustadora nos últimos dias foi a dos “comentaristas virtuais”… as redes sociais têm algo de bom, mas também têm algo de muito ruim… tem gente que diz que nada mais fazem do que expor o que as pessoas realmente são, mas não sei… acredito que elas hoje estão superestimadas e dão voz muitas vezes à ignorância, e como somos animais que necessitam se sentir “aceitos” e fazer parte de um grupo, muitas vezes essa ignorância é aceita sem contestação, compartilhada, acaba crescendo, se avolumando, e virando quase uma verdade…
    Para mim, o mais chocante, depois das perdas da vidas da tragédia, foi perceber isso… enquanto as famílias das vítimas sofriam, gente que não tinha nada a ver querendo aparecer, gente querendo “participar”, gente querendo parecer MAIS solidária que as outras, gente que sabia tudo de tudo, enquanto quem deveria saber não sabia de nada…
    Me estendi, mas é um desabafo (aproveitando a deixa desse teu) que há tempos venho também matutando comigo mesmo…

  3. Parabéns Daiane tu tivestes a coragem de expressar o sentimento do povo de Santa Maria.Nós estamos precisando de gente com a tua postura para mostrar para o prefeito,secretários e vereadores da situação que não somos fantoches.

  4. Sem esquecer o tal atual secretário de controle e mobilidade urbana que disse (está na imprensa) que alvará sanitário não é importante…então por que pedem?
    O tal alvará de localização se não vê a parte de segurança, é pedido porque?

  5. Parabéns guria! Tu foi na pleura dessa chinelagem que está tentando fazer os outros de bobos e tirando,espertamente, o seu da reta.Proponho ao Claudemir, Gerente Geral desse espaço, moção de congratulações com esse baita texto.Parabéns mesmo!

  6. Parabéns pelo seu comentário.Alguém tem que dizer a verdade sobre esta pessoas: secretários municipais,agentes,vereadores omissos,vice-prefeito e por fim o senhor prefeito,que foi só se inteirar das leis após a tragédia. Estão brincando com o sentimento das pessoas.Acreditem ,estão usando essa tragédia ,para não darem o aumento dos professores municipais.Falta de respeito com familiares das vítimas. Veja,Daiane,até onde vai a hipocrisia dessas pessoas.

  7. Beeeei! No nervo!
    O prefeito não sabia de nada, mas o que é pior é que segue sem saber de NADA. A tal procuradora segue procurando e não acha o que se espera neste momento: informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo