PREÇOS. Inflação mantém uma trajetória de alta em SM, aponta o relatório com primeiros números de 2013
O Laboratório de Pesquisa Econômicas (LAPE) do curso de Economia do Centro Universitário Franciscano/Unifra divulgou, no início da tarde desta segunda-feira (e o sítio antecipou AQUI) o relatório do Índice do Custo de Vida de Santa Maria (ICVSM). É o primeiro de 2013, com o levantamento dos preços de cerca de mil itens de bens e serviços pesquisados, em nove grupos distintos, relativo aos meses de janeiro e fevereiro.
A inflação encontrada para o período, no trabalho que tem a coordenação geral do professor Matheus Sangoi Frozza, é de 1,09% – com 0,57% em fevereiro, sobre os preços de janeiro, e 0,53% no mês inicial do ano, comparado a dezembro. Anualizados os números temos 6,22% de inflação nos últimos 12 meses em Santa Maria.
De acordo com a análise do ICVSM (lá embaixo você tem o “link” para acessar a íntegra), os grandes vilões desse verão são o cigarro e os combustíveis. Eles empurraram ladeira acima os índices, mesmo com a redução do custo da energia.
Na avaliação dos integrantes do LAPE, a tendência do governo é manter a taxa básica de juros no mesmo patamar atual, interrompendo uma trajetória de queda, pois “os juros são atualmente o remédio mais rápido para conter a inflação e o governo não terá como escapar desta medida”.
No caso específico de Santa Maria, somente um dos oito grupos integrantes do ICV apresentou deflação. Foi o dos itens de Habitação, com 0,59% de queda, proveniente basicamente por conta do “recuo de aproximadamente 28% na tarifa residencial de eletricidade”.
Os demais, todos, apresentaram, em maior ou menor intensidade, acréscimo de preços. A saber: Despesas Pessoais, Alimentação, Artigos de Residência, Comunicação, Vestuário, Transporte, Saúde e Cuidados Pessoais e Educação.
CLIQUE AQUI PARA CONFERIR A ÍNTEGRA DO BOLETIM DO ICVSM
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.