PolíticaPrefeituraSanta MariaTragédia

PREFEITURA. Schirmer dá toda a pinta de que quer implantar, mesmo improvisada, uma agenda positiva

Schirmer vistoria obras do Loteamento Dom Ivo. Uma agenda positiva, ainda que fortuita
Schirmer vistoria obras do Loteamento Dom Ivo. Uma agenda positiva, ainda que fortuita

Que o prefeito Cezar Schirmer está mal assessorado, e que cometeu erros políticos graves (outros também, mas estes ficam por conta de avaliação que foge à alçada do jornalista), o leitor habitual deste editor sabe desde 2 de fevereiro, quando a coluna Observatório publicou uma nota que, em vez de apenas provocar irritação e manifestações iradas e até agressivas, deveria ser levada a sério. Ainda que com brabeza – que esta faz parte do jogo.

Que há sérios problemas de comunicação, flagradas já àquela época, também é inequívoco. Afinal, declarações desastradas em profusão e silêncios ensurdecedores de tão eloquentes teriam sido evitados. Isso sem falar de atitudes óbvias que precisariam ser tomadas desde o dia da tragédia – não obstante a solidariedade pessoal do prefeito às vítimas, que isso, de fato, não faltou.

Mas, ainda que tastaveando, ao menos se percebe uma estratégia, neste momento. Que, claro, deve ter sido bolada apenas pelo prefeito e, queeeem sabe, um ou dois assessores – nos demais, digam o que disserem, ele não confia. Ou simplesmente não ouve. Ou as duas coisas.

Mas, que estratégia é essa? A criação, em meio ao fogo cerrado de um inquérito que lhe foi desfavorável, de uma agenda positiva. Capaz de levantar o moral, senão da comunidade (que ainda está sestrosa e exige mais, bem mais) pelo menos da tropa. Dois fatos ajudam a montar essa teoria claudemiriana.

Um aconteceu na segunda-feira. Em meio a uma manifestação às portas do Palacete da SUCV, e que repercutiu negativamente para Schirmer até mesmo na mídia tradicional, foi VISITAR as novas instalações do “Centro de Atenção Psicossocial 24 Horas”. E o segundo ocorreu nesta terça, apenas 24 horas depois. Um Schirmer sorridente (como você percebe na foto) foi vistoriar obras de um Loteamento que vai beneficiar quase 600 famílias. E, até ao contrário do que andava fazendo, chegou mesmo a elogiar a parceria com o Governo Federal. Ponto para o Prefeito. Um pouco de humildade não faz mal nesse momento.

Pena, pena mesmo, é que essa estratégia que o editor flagrou, e que é positiva para ele e para a cidade, dá a impressão de ser por impulso, e não exatamente planejada – o que poderia render um pouco mais de dividendos à imagem arranhada (sim, arranhada, gostem ou não os aspones que o rodeiam) do Prefeito.

Enquanto se espera para saber qual o passo desta quarta, e que, exatamente por conta desse improviso aparente não é possível prever, confira o evento da terça, no Loteamento Dom Ivo, no material produzido pela Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura. A reportagem é de Vera Jacques, com foto de Felipe Pires. A seguir:

Prefeito vistoria obras do Loteamento Dom Ivo Lorscheister, que terá 578 casas para a população de baixa renda

Dentro de um ano Santa Maria terá um incremento no setor da habitação popular. A previsão é que sejam concluídas as 578 casas do Conjunto Habitacional Dom Ivo Lorscheister, localizado entre a Vila Maringá e o Residencial Diácono Luiz Pozzobom. Na tarde desta terça (26) o Prefeito Cezar Schirmer foi até o local vistoriar as obras. O chefe do Executivo estava acompanhado dos secretários de Habitação e Regularização Fundiária, Ony Lacerda e de Infraestrutura e Serviços, Tubias Calil.

O Loteamento Dom Ivo Lorscheister, que está sendo erguido pela empresa BK Construções, vencedora da licitação pública, ocupa uma área de 20 hectares e terá, no total, 578 casas. Destas, 46 estão com a estrutura básica concluída, ou seja, com as paredes levantadas e mais 80 com as fundações prontas. Cada unidade habitacional terá em torno de 40 metros quadrados, com banheiro, dois dormitórios e sala e cozinha integradas.

O grande diferencial deste loteamento, que faz parte do Programa Minha Casa Minha Vida, é a sustentabilidade. Todas as casas possuem placas de energia solar. Além disso, diferente dos demais residenciais, as unidades contam com piso cerâmico, azulejos nos…” 

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

5 Comentários

  1. a tá
    AGENDA POSITIVA
    Schirmer nao vai virar nome rua ou de praça… quem seria o vereador que faria tal proposiçao?

    Periga e a CPI indique que SCHIRMER vire nome-da praça….
    nenhum citado vai virar nome de rua… eu lembrarei na câmara… dar nome a SUSPEITO é dose…

  2. Eu gostaria que o prefeito colocasse na agenda dele,uma visita ao Campestre do Menino Deus ,para verificar o estado do campo cedido,não sei de quem, que os alunos praticam educação física.Aliás,praticavam ,porque até hoje não foi possível pelo estado d abandono que o campo se encontra.Nem o corte da grama a prefeitura fez.É uma vergonha.Também que ele dê uma olhadinha,em uma parada de ônibus construída o ano passado. Ficou inacabada.É uma vergonha e um desrespeito com a comunidade que o apoiou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo