TROCO. Prefeitura teve um superávit de R$ 7 milhões ano passado, aponta relatório apresentado na Câmara
Sabe aquelas audiências públicas às quais ninguém comparece, embora sejam importantes? Pois é, uma delas aconteceu esta tarde, no parlamento da comuna. E tratava exatamente do meu, do seu, do nosso troco. Aquele gerido pela Prefeitura.
Diga-se (e descontando-se a aridez técnica do tema, que o sítio se propõe a esclarecer minimamente lá no final desta nota) que o resultado foi interessante, do ponto de vista exclusivamente financeiro. Um relato sumário do que aconteceu no Legislativo você encontra no material produzido pela assessoria de imprensa da Câmara, em texto de Clarissa Lovatto Barros. A seguir:.
“Executivo realiza demonstração das metas fiscais em audiência na Câmara
Na manhã desta terça-feira (05), a Comissão Permanente de Orçamento e Finanças realizou audiência pública com objetivo de o Executivo demonstrar e avaliar o cumprimento das metas fiscais do 3º quadrimestre de 2012.
Além dos vereadores integrantes da Comissão, participaram da atividade, de caráter obrigatório, a secretária de Finanças, Ana Beatriz Barros, e a contadora da prefeitura, Greice Strazzabosco. Integram a Comissão de Orçamento e Finanças os vereadores Luciano Guerra, Paulo Denardin, Sérgio Cechin e Werner Rempel. A presidência é do vereador Cláudio Rosa.
Segundo Greice, o resultado primário em 2012 foi positivo em cerca de sete milhões de reais. Em relação às metas da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), a contadora explicou que a estimativa era de que as despesas seriam superiores a receita, o que não se concretizou. Sobre o resultado nominal, Greice esclareceu que houve mudanças nos critérios de contabilização e, entre algumas, a prefeitura adotou o registro de créditos a receber. “Isso afeta o grupo de disponibilidades. Havia 80 milhões de reais e passou para 234 milhões”, informou. As informações sobre as metas fiscais do terceiro quadrimestre podem ser consultadas no site da prefeitura (www.santamaria.rs.gov.br).
ADENDO CLAUDEMIRIANO: para ir direto à “versão simplificada do relatório de gestão fiscal” e poder acessar os mais diversos demonstrativos, clique AQUI.
O QUE É RESULTADO PRIMÁRIO: “O “resultado primário” é definido pela diferença entre receitas e despesas do governo, excluindo-se da conta as receitas e despesas com juros. Caso essa diferença seja positiva, tem-se um “superávit primário”; caso seja negativa, tem-se um “déficit primário”. O “superávit primário” é uma indicação de quanto o governo economizou ao longo de um período de tempo (um mês, um semestre, um ano) com vistas ao pagamento de juros sobre a sua dívida.” (PARA TER UMA EXPLICAÇÃO MAIS COMPLETA, CLIQUE AQUI )
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.