Arquivo

Pratos quebrados. Por que DEM e PSDB não se entendem mais? A razão é, obviamente, política

Os bastidores políticos acompanham com atenção o bafafá que envolve a escolha do “líder da minoria” na Câmara dos Deputados. O cargo ficou vago com a morte do parlamentar gaúcho Júlio Redecker, do PSDB, que morreu no acidente com o avião da TAM, em 17 de julho.

 

De lá para cá, após um período regulamentar de respeito ao deputado, aliás respeitadíssimo, começou o tiroteio entre demistas e tucanos, ambos interessados na função. Que, como descobri, oferece vantagens objetivas e materiais (gabinete especial, funcionários, estrutura física ampliada, etc) ao titular. Mas isso, embora fundamental para uns e outros, é subalterno nessa discussão.

 

O que existe, hoje, é uma rivalidade fantástica entre os maiores partidos de oposição. Que já existe no Senado, mas avançou assustadoramente na Câmara dos Deputados, local em que os líderes de bancada do DEM (o gaúcho Ônix Lorenzoni) e do PSDB (o paulista Antonio Carlos Pannunzio) simplesmente não se falam.

 

As razões, noticia-se, seriam pendengas antigas que, agora, afloram. Ao ponto de um e outro tentar aumentar na marra a bancada, trazendo secretários nomeados em diversos Estados, tudo para, regimentalmente, garantir o cargo – destinado ao maior partido oposicionista. O DEM, aparentemente, ganhou a parada. Mas a história está longe de terminar e a fratura tem todo o contorno de se transformar em crônica.

 

Adivinha quem se borra de tanto rir dessa história toda? Ele mesmo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva que, afora já ter maioria folgada na Câmara, ainda assiste de camarote a polvadeira levantada pela brigalhada entre tucanos e demistas.

 

SUGESTÕES DE LEITURAconfira aqui a nota “PSDB e DEM convivem com um pote até aqui de mágoas”, de Tales Faria, na coluna “Informe JB”, do Jornal do Brasil, reproduzida no Blog dos Blogs.

Leia também a nota “Oposição (2). Demistas e tucanos quebram os pratos também na Câmara dos Deputados. Eitcha!”, que publiquei aqui na quarta passada, 23 de agosto.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo