Claudemir PereiraJornalismo

ESQUINA DEMOCRÁTICA. A mídia tem lado? Qual? E a apregoada imparcialidade? É verdade ou só um mito?

Garantidas as regras do sítio, de civilidade (a crítica pode ser forte ou não, mas sem ser ofensiva, por favor), você é que decide o assunto, afinal de contas. Ah, e o que está no título é somente uma sugestão. Nada mais.

AQUI NÃO TEM NOTA ALGUMA, SÓ O TEU COMENTÁRIO. APROVEITE!

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

16 Comentários

  1. Ora, vamos parar de ser hipócritas, é claro que a mídia tem lado. Se você escreve um texto argumentativo, você já está escolhendo um lado, se você escolhe uma matéria, você está escolhendo um lado. Mídia tem que ter, sim opinião, e fortes opiniões, bandeiras de ambos os lados, defenderem e atacarem quem deva, com o devido argumento e inteligência que se preze. Ah, mas algum desavisado via dizer, mas aí eles vão influenciar o povo. Sim, influenciarão, e esse povo vai se acostumar a filtrar o que lê, o que vê, e esse povo vai começar a ficar mais crítico sobre as coisas, não entrar em nenhum ingenuidade, pois saberão de antemão que o que eles estão lendo tem lado sim. Todos devemos ter lados, sermos críticos e esperamos sermos reconhecidos por isso, positivamente ou negativamente.

  2. Acho que o problema maior na imprensa não a falta de imparcialidade,mas a forma tendenciosa de informar,manipulando a opinião dos menos informados que se contentam muitas vezes só com o titulo da matéria sem ler o conteúdo e se orientar pelo que ouve ou comentam sobre diversos assuntos,principalmente políticos.A mordaça na imprensa não se faz somente com a censura,mas pela força do poder econômico que pode direcionar a informação ou até mesmo oculta-la pelos interesses de quem os patrocina…….

  3. o @gef /// já foi dito aqui /// saber teu ip é muito rápido /// pá e tá /// aí sim entendemos pq escreve o q escreve /// falando em parcial e te auto-defender é fácil /// falar em boquinha é fácil /// sim /// a tua parcialidade em todas as postagens /// não é de hoje /// é tão óbvio /// esses de sempre /// que só sabem aproveitar da cidade /// contribuir mesmo, nada! /// te liga /// e quanto a tv cultura /// te informa primeiro /// olha o tempo q existe e quem criou o programa roda viva /// chega de balela /// traga fatos /// mas tu só vem com tuas versões já bem conhecidas /// é isso aí meu irmão /// tô ligado /// eu, de itaara para o mundo /// dentro e fora do eixo

  4. Imparcialidade será mesmo que todas sabem oque quer dizer.
    se nem os grandes poderes que se esperavam que deveriam serem assim não o são imagina a mídia em geral que depende muitas vezes de quem paga mais vai ser!!!!!!né senhor Claudemir!!

  5. Governo gasta perto de 9 bilhões em publicidade todo ano.

    orçamento anual de pouco mais de 21 bilhões. E, como disse
    Explique isto, GEF, em tabelas comparativas(%%%) em relação ao valor Total do PIB, você que sabe escrever..???

  6. Não existe imparcialidade em lugar nenhum, e é muito bom que seja assim.
    A mídia, igual a todo mundo, tem também suas preferências, sua forma de ver o mundo, seu jeito de achar o que é certo e o que é errado.
    Igual a todo mundo.
    A grande diferença, e nem tão diferente assim, é que a mídia em geral está ao lado do poder, esteja nas mãos de quem estiver.
    Ontem era FHC e seus comparsas, hoje é o PT e seus comparsas, amanhã será de quem estiver sentado na cadeira do poder.
    Simples assim.

  7. @Yashin
    Mídia tem o lado de quem paga a conta. Governo gasta perto de 9 bilhões em publicidade todo ano. Petrobrás (oitavo maior anunciante do país) outro tanto com o pré-sal,nacionalismo e quetais. Mais BB, CEF (quinto maior anunciante do país) com programas do governo, etc. Bolsa família tem um orçamento anual de pouco mais de 21 bilhões. E, como disse Millor, “jornalismo é oposição; o resto é armazém de secos e molhados”.

  8. Leiam, quando puderem, o texto de Marcos Fonseca.
    Escrito, em bom português, foco, clareza e pontual.
    Acrescido, de valores, acontecimentos e cronologia.
    jornalismo no seu, diário, movimento!!

  9. Jornal A razão de hoje 23/24/11/2013.
    “Esta sobrando dinheiro e faltando projetos”
    Titulo nem de direita ou esquerda,..simples constatação dos fatos.

  10. @GEF
    Imparcialidade ´o argumento que alguns jornalistas de Direita, que chefiam determinadas organizações(platinadas, folhas, revistas)encontram para colocarem, os veículos de comunicação..CONTRA o governo.
    Atese em si, poderia ser esta, também.

  11. Grande parte da mídia tem lado, objetivo concreto, e é um dos maiores responsáveis pelas características pré estabelecidas para nosso país. A sociedade ainda não compreende o seu poder político e decisório, eu acredito que a mídia tem uma grande parcela na alienação e despolitização dos sujeitos.
    O mito chama-se democracia…pois quem acha-la me apresente.

  12. Imparcialidade é o argumento que alguns jornalistas de esquerda que chefiam determinadas organizações (sindicatos, comissões) encontraram para colocar os veículos de comunicação sob controle do governo. De preferência com uma boquinha para eles.
    A mídia tem o lado de quem paga a conta. União tem um canal de tv com audiência perto de zero. Transmite jogos da série C. Interesse do governo e da família dos jogadores talvez.
    TV Cultura de SP (leia-se PSDB) tem um programa de entrevistas muito bom, o Roda Viva. Retransmitido ao vivo pela TV Brasil. Reza o boato que o apresentador principal anterior queria levar FH para entrevistá-lo. Lançamento de livro. Alguém no escalão superior vetou. O apresentador principal peitou. O programa aconteceu e mudou o apresentador.
    Agora um fato. Semanas atrás, mesmo programa, novo apresentador, a entrevistada era Marina Silva. A TV Brasil teve um “problema técnico” e não retransmitiu para o resto do país. Pelas redes sociais foi possível que em alguns estados entrou programação local. Em outros, inclusive no RS, entrou o programa no ar. Com outro entrevistado. Sem indicação de que era gravado. O mesmo povo que defende o “controle social” da mídia para obter uma “imparcialiade”. Entre a teoria e a práxis tem um bando de “atochador”.

  13. Sim a mídia tem lado é só analisar e observar a algumas de nossas rádios que tem mais reporte afim de defender o governo dogue fazer a reportagem correta eo pior não sabe nem disfarçar .
    e na escrita a um jornal da cidade que não da nem pra ler de tanto que desconversa e principalmente se a coisa é contra o executivo não precisamos ir muito longe, e querer ver só as maiores do centro do PAIZ. são todas mercenárias!

  14. É muito difícil exercer a imparcialidade. Todos nós seres humanos somos seres politizados e tomamos algum partido. Por trás de uma notícia tem uma pessoa e com certeza faz a notícia sair para o lado de sua consciência política.
    Portanto, a mídia não é totalmente imparcial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo