EconomiaPrefeituraSanta Maria

ADESM, DOIS ANOS. E aí, como vai ser, agora?

Candidatos de 2012 receberam um “quase plano de governo”. Terão, ao menos, lido?
Candidatos de 2012 receberam um “quase plano de governo”. Terão, ao menos, lido?

Lançada há exatos dois anos, em solenidade na Câmara de Vereadores, a Agência de Desenvolvimento de Santa Maria é um instrumento importante como indutor do crescimento econômico e social da cidade. Mas está numa encruzilhada – que você não lerá no texto abaixo. Criada com recursos públicos e privados, mais ou menos “meio a meio”, o acordo era de 24 meses. Exatamente os que se completam nesse 18 de abril.

Bueno, pelo menos no caso da Prefeitura, até prova em contrário, há necessidade de novo projeto (no caso de o poder publico pretender apoiando a Adesm), a ser aprovado pelo Legislativo. Mas isso são questões claudemirianas, a espera de uma resposta. Ou, quem sabe, ele está totalmente enganado. Estará?

Ah, sobre os dois anos, o que foi feito e os planos para 2013, acompanhe material produzido pela assessoria de Comunicação da Adesm. O texto e a foto são de Marielle Flôres. Confira:

ADESM completa dois anos e prevê ações para 2013

São dois anos atuando em Santa Maria, criando situações de convergência, articulando e aproximando instituições de diversos setores do Município em busca de um único objetivo: trabalhar conjuntamente por uma Santa Maria cada vez melhor.

O dia 18 de abril é comemorado com alegria por todos que acompanharam a idealização do projeto que era sonhado há mais de 20 anos no Município. Porém, os dois anos da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria representam muito mais que uma data comemorativa.

Segundo o Diretor Presidente da Agência, Vilson Serro, estes dois anos representam o comprometimento da sociedade com o desenvolvimento do Município:

– Todas as ações que realizamos neste período foram solidificadas com o trabalho de voluntários que se dedicam a construir uma cidade cada vez melhor. Foram centenas de reuniões que resultaram em ações e projetos que nos impulsionam a seguir nesta direção, pois acreditamos estar no caminho certo.

O que é

A ADESM – Agência de Desenvolvimento de Santa Maria é uma associação de direito privado, sem fins lucrativos e econômicos, aberta a participação de todos.

Os objetivos da ADESM

O estatuto da agência traz onze objetivos, mas segundo Serro, podem se resumir em três grandes frentes:

Articular o desenvolvimento sustentável de Santa Maria e Região, pela ação integrada entre o Poder Público, Instituições de Ensino, Setor Empresarial, Associações afins e Voluntários da Sociedade;

Fomentar e divulgar oportunidades de investimento no Município e apoiar institucionalmente as empresas já instaladas em Santa Maria;

Realizar a coordenação do Movimento “A Santa Maria que Queremos”, viabilizando encontros de pessoas interessadas em debater ideias, estudos e projetos relacionados ao desenvolvimento sustentável de Santa Maria e região.

O desenvolvimento: em busca da Santa Maria que Queremos

Conforme Serro, é difícil resumir dois anos de trabalho em uma ou duas atividades importantes, porém o presidente destaca algumas ações que considera relevantes para o desenvolvimento do Município.

Revista de Divulgação do Município

Uma das primeiras ações da ADESM foi elaborar um material bilíngue de divulgação de Santa Maria e que pode ser baixado no site da instituição em português-inglês, português-espanhol, português-alemão e português-chinês. O material é distribuído a empresários e investidores, buscando atraí-los para instalarem-se no Município.

Caderno de Propostas com Planos de Ação de Infraestrutura, Desenvolvimento, Segurança e Meio Ambiente

Responsável pela coordenação do Movimento A Santa Maria que Queremos, a ADESM compilou os Planos de Ação destes Fóruns Temáticos e Grupos de Trabalho em um único documento. O Caderno de Propostas foi entregue,em julho de 2012, aos candidatos a prefeito e a vereador das últimas eleições. O material também servirá como subsídio para a elaboração do Plano Estratégico de Desenvolvimento do Município.

Definição dos Potenciais Polos de Desenvolvimento do Município

Fruto dos debates e discussões das reuniões dos FTs e GTs, que contam com a participação de voluntários da sociedade, e das reuniões do Conselho Superior, Diretoria e Associados Fundadores, os Potenciais Polos de Desenvolvimento de Município motivaram novos encontros e projetos e direcionam os passos da ADESM nos próximos anos para sete setores que despontam como grandes potenciais em Santa Maria:

– Conhecimento, Defesa, Economia Criativa, Meio Ambiente, Saúde, Setor Primário e Turismo são setores que merecem nossa atenção. Temos que reconhecer, ampliar e desenvolver o que temos de melhor em nossa cidade para nos tornarmos referência.

Santa Maria em Dados

Conforme previsto no Planejamento Estratégico da Agência, o site Santa Maria em Dados (www.santamariaemdados.com.br) foi entregue à população em novembro do ano passado. O “Santa Maria em Dados” é um projeto da ADESM para Santa Maria e traz informações e dados sobre o Município, organizados em um único sistema, disponível para acesso de toda a população.O material foi dividido em oito módulos que subdividem-se em 30 subgrupos que disponibilizam mais de 210 tabelas com dados do Município.

O futuro da Agência

O ano de 2013 já começou repleto de atividades e projetos na ADESM. Com o início de 4 novos Fóruns Temáticos – Cultura, Educação, Gestão Pública e Saúde – iniciam novas discussões sobre as diretrizes do Mapa Estratégico definido no Movimento A Santa Maria que Queremos. Com a conclusão do Plano de Ação desses setores e o acompanhamento das ações previstas nos planos de infraestrutura, desenvolvimento, segurança e meio ambiente, é hora de concretizar o Plano Estratégico de Desenvolvimento do Município:

– Esse plano é fundamental para orientar a elaboração das políticas públicas de desenvolvimento e que tenham continuidade, independentemente das trocas de governo. Essa orientação também favorece a consolidação do setor privado e instituições de ensino.

Outra meta estabelecida para 2013 diz respeito à estruturação dos Arranjos Produtivos Locais dos setores de Turismo, Metal-Mecânico e Tecnologia de Informação. Esse projeto visa desenvolver os APLs, gerando ganhos econômicos através da cooperação entre empresas, produtores, cooperativas, instituições de ensino e tecnologia, instituições de crédito e fomento e instituições de serviços de apoio à produção.

Em Santa Maria e região, os setores já estão bastante organizados e a ADESM tem prestado apoio e assessoria no que diz respeito à elaboração dos projetos e propostas, além de articular os setores e manter contato permanente com a Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI) e o Governo do Estado.

– Pensar o desenvolvimento de nosso Município requer comprometimento e participação de todos. Construir a Santa Maria que Queremos é um processo que passa por várias etapas. Mas estar no caminho certo é fundamental para alcançar os objetivos traçados no começo de uma trajetória – finaliza Serro.

Saiba mais sobre as ações da Adesm em 2012 e as atividades previstas para 2013 acessando AQUI

PARA OUTRAS INFORMAÇÕES SOBRE A ADESM, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo