Câmara de VereadoresPolíticaPrefeitura

CÂMARA. Confira a nominata completa das duas chapas que disputarão pleito para a Mesa Diretora

Alexandre Vargas (PRB) e Cida Brizola (PP), os principais (mas não únicos) protagonistas da eleição da Mesa Diretora em 28 de dezembro

Por MAIQUEL ROSAURO (texto e fotos), da Equipe do Site

A disputa pela Mesa Diretora da Câmara de Vereadores esquentou de vez. A base fiel ao governo, composta por dez parlamentares, e o Grupo dos 11 (formado por seis dissidentes da base mais os edis cinco de oposição) já definiram as nominatas das chapas que irão concorrer na próxima quinta-feira (28).

A chapa governista é chamada de “Força e Trabalho pela Santa Maria de Todos” e tem como protagonista a vereadora Cida Brizola (PP). A candidata a vice-presidente será Luci Duartes – Tia da Moto (PDT). Para a função de secretários, dois tucanos são indicados: Juliano Soares – Juba e João Ricardo Vargas.

Do outro lado está a chapa Força Legislativa a Favor da Comunidade de Santa Maria, basicamente, composta pelos seis vereadores dissidentes. Alexandre Vargas (PRB) é o candidato a presidente e Adelar Vargas – Bolinha (PMBD) o vice. Os dois secretários são Marion Mortari (PSD) e Deili Silva (PTB). Confira abaixo as nominatas completas.

O pleito

De acordo com o Regimento Interno, a eleição da Mesa Diretora ocorre com a presença da maioria absoluta dos parlamentares no Plenário. Cada vereador será chamado para dar seu voto na(s) chapa(s) previamente inscritas. Vence o grupo que obter o resultado por maioria simples de votos.

Havendo empate, ocorre um novo pleito. Caso o empate permaneça na nova eleição, há quatro critérios para decidir o certame: 1º a chapa que tiver maior número de bancadas na sua composição; 2º a chapa que tiver a bancada com maior número de vereadores; 3º a chapa que tiver o candidato à presidente mais idoso; 4º esgotados os critérios anteriores, será realizado sorteio.

Terminada a votação, o atual presidente, Admar Pozzobom (PSDB), proclamará o resultado, empossando presidente, 1º vice-presidente, 2º secretário e um suplente, todos da chapa vencedora; e 2º vice-presidente e 1º secretário e um suplente da chapa vencida.

Porém, pode ocorrer da chapa que perder a eleição se recusar a assumir alguma cadeira na Mesa, conforme ocorreu este ano.

Finalizado o processo eleitoral, o novo presidente toma posse e dá início à eleição da Comissão Representativa que atuará no período de recesso da Câmara e também das comissões permanentes. Empossada a Comissão Representativa, a sessão é encerrada.

Confira a nominata completa das duas chapas:

Força e Trabalho pela Santa Maria de Todos

Presidente: Cida Brizola (PP)

1º Vice-presidente: Luci Duartes – Tia da Moto (PDT)

2º Vice-presidente: Juliano Soares – Juba (PSDB)

1º Secretário: João Ricardo Vargas (PSDB)

2º Secretário: Manoel Badke – Maneco (DEM)

1º Suplente: Francisco Harrisson (PMDB)

2º Suplente: Vanderlei Araujo (PP)

Força Legislativa a Favor da Comunidade de Santa Maria

Presidente: Alexandre Vargas (PRB)

1º Vice-presidente: Adelar Vargas – Bolinha (PMDB)

2º Vice-presidente: Leopoldo Ochulaki – Alemão do Gás (PSB)

1º Secretário: Marion Mortari (PSD)

2º Secretário: Deili Silva (PTB)

1º Suplente: Ovídio Mayer (PTB)

2º Suplente: Jorge Trindade – Jorjão (Rede)

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo