Arquivo

Senado. José Sarney segue favorito. Mas Tião Viana ainda pode surpreender e virar Presidente

A sessão que vai decidir o nome do Presidente do Senado (e, por conseqüência, do Congresso), e os demais integrantes da Mesa Diretora está marcada para começar daqui a pouco, às 10 da manhã. Imagina-se que, no início da tarde, depois de uma série de atos previstos pelo regimento interno (confira os detalhes, aqui, em reportagem da Agência Senado, assinada por Laura Fonseca), já se saiba quem vai conduzir essa Casa do parlamento.

 

Mas, a parte a importância dos outros cargos, o que mais mobiliza, meeeesmo, é a Presidência. E aí, depois de um momento em que se pensou ser o peemedebista José Sarney o grande favorito, embora ele mantenha a condição de provável vencedor, já não se tem tanta certeza assim. Afinal, seu oponente, o petista Tião Viana (a direita, na foto com o adversário) conquistou na undécima hora o apoio do PSDB. Se total ou não, só a eleição poderá confirmar, mas ao menos colocou molho na disputa.

 

Sobre a eleição que mobiliza os partidos e, especialmente, os 81 senadores, acompanhe reportagem produzida pela Agência Senado, com texto de Simone Franco e no qual mais detalhes são oferecidos. A foto é de José Cruz, da Agência Brasil. A seguir:

“José Sarney e Tião Viana são os dois candidatos à Presidência do Senado

O clima de sucessão presidencial que envolve o Senado desde meados de dezembro de 2008 começou a esquentar, nesta semana, com a definição das candidaturas ao posto para o biênio 2009/2010. Se, desde aquele momento, o PT mantinha a indicação do senador Tião Viana (AC) para concorrer à Presidência da Casa, só na quarta-feira (28) o PMDB reuniu sua bancada para oficializar a candidatura do senador José Sarney (AP).

O fato de a decisão final sobre o concorrente peemedebista ter saído às vésperas da eleição no Senado – a reunião preparatória ao pleito se inicia às 10h de segunda-feira (2) – não significa que o PMDB estivesse alheio à disputa no período. Na verdade, o partido entrou oficialmente nesse processo quando 17 dos 20 integrantes de sua bancada declararam, em 17 de dezembro de 2008, apoio à candidatura do atual presidente da Casa, Garibaldi Alves Filho (RN).

Garibaldi já confirmava à imprensa, dias antes dessa decisão, sua intenção de postular sua recondução ao posto, para o qual foi eleito em 12 de dezembro de 2007 com o intuito de cumprir os 14 meses restantes do segundo mandato do senador Renan Calheiros (PMDB-AL), que renunciou ao cargo. Para comprovar a legitimidade de seu pleito, o atual presidente do Senado buscou o respaldo de seis pareceres jurídicos que não viam sua candidatura como uma tentativa de reeleição ao cargo – proibida pela Constituição, argumentando que ele apenas havia cumprido o restante do mandato de Renan…”

 

SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui a íntegra da reportagem “José Sarney e Tião Viana são os dois candidatos à Presidência do Senado, de Simone Franco, da Agência Senado.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo