Destaque

TEMPORAL. Só hoje, já choveu quase metade do registrado no mês de março de 2016 em Santa Maria

Zona Sul da cidade está entre os locais mais atingidos pela chuvarada que cai desde a madrugada. Na imagem, a situação na Vila Lorenzi

Por MAIQUEL ROSAURO, com foto de Adelar Vargas/Divulgação, especial para o Site

O temporal que caiu na madrugada deste domingo em Santa Maria bateu o recorde de precipitação do ano. Até o momento, de acordo com a Estação Automática do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), já choveu 105mm no munícipio. O índice mais alto já registrado este ano foi de 80mm, em 9 de fevereiro. Além disso, o volume é quase a metade do total computado em março de 2016, quando choveu um total de 227mm. Para segunda-feira (13), a previsão é de perigo em razão da queda acentuada da temperatura.

Todas as regiões do município foram atingidas de forma constante nesta madrugada. Conforme os dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), os pluviômetros digitais localizados nos bairros Camobi, Patronato, João Gourlat e Lorenzi registram precipitação superior a 70mm.

O temporal fez o prefeito Jorge Pozzobom se manifestar nas redes sociais na manhã deste domingo. Ele chamou atenção para a zona Sul da cidade.

“No Passo das Tropas é um caso crônico, vamos falar como Dnit e também com a Fepam, pois temos uma questão de meio-ambiente. Se não pudermos mexer lá de maneira tranquila, vamos buscar uma medida judicial”, disse Pozzobom.

O prefeito também pediu para que as pessoas que estiverem em uma área de risco compareçam no auditório da Prefeitura (Rua Venâncio Aires, 2277), a partir desta segunda (13) para informar o local onde residem. O objetivo é realizar um grande mapeamento dos pontos vulneráveis aos temporais.

Defesa Civil

Ocorrências relacionadas a alagamentos e temporais podem ser comunicadas através dos telefones 153 e (55) 3921-7167, durante 24 horas por dia. As ligações serão atendidas na Sala de Operações da Guarda Municipal que irá direcionar as equipes da Defesa Civil, que estão fazendo monitoramento pelos bairros.

Frio

O Inmet, através do 8º Distrito de Meteorologia (8º Disme), divulgou um alerta de perigo para esta segunda (13) em virtude da previsão de frio intenso. “Devido à atuação de um Sistema de Alta Pressão, haverá um acentuado declínio nas temperaturas nos estados do Rio Grande do Sul, e no Oeste; Meio Oeste e Sul de Santa Catarina”, diz o aviso.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo