CongressoPolítica

CONGRESSO. 10% dos deputados faltaram a mais de um terço das sessões. Dois são gaúchos. Saiba quais

Como faz há vários anos, de novo o ótimo sítio Congresso em Foco, consultando fontes oficiais, fez um levantamento completo das presenças e ausências dos integrantes do Congresso Nacional. Há boas e más notícias, nesse trabalho feito com exclusividade pelo sítio.

Fiquemos com os gaúchos e santa-marienses. Dois eleitos pelo povo do Rio Grande estão na listagem dos 49 deputados que, simplesmente, não compareceram a mais de um terço das 91 sessões deliberativas. São eles José Otávio Germano (PP) e Ônix Lorenzoni (DEM). O primeiro é o 22% colocado nessa triste relação, com 38 ausências; o segundo faltou em 36. Na totalidade dos casos, tiveram suas faltas abonadas.

E o povo que Santa Maria ajudou a eleger? O mais da boca do monte de todos, o petista Paulo Pimenta, está bem na foto. Só teve quatro ausências (igualmente abonadas) em 91 sessões. Já o tucano Nelson Marchezan Júnior teve mais. Foram 21, com justificativas igualmente aceitas pela direção da Câmara.

Você quer saber mais, inclusive tendo acesso a todos os dados dos parlamentares? Confira o excelente material publicado pelo sítio Congresso em Foco. A reportagem é de Mariana Haubert e Edson Sardinha. A seguir:

Exclusivo: as faltas de todos os parlamentares

…Os parlamentares justificaram nove de cada dez ausências acumuladas nas sessões destinadas a votação no Congresso em 2012. Das 10.001 faltas computadas por deputados e senadores, 8.973 foram abonadas pela Câmara e pelo Senado. Para justificá-las, os congressistas recorreram a compromissos políticos ou partidários e a licença médica ou para tratar de interesse particular. Mesmo assim, 1.024 ausências (340 no Senado e 688 na Câmara) ficaram sem justificativa.

O número de faltas no Congresso caiu entre os senadores e aumentou entre os deputados, em comparação com o ano anterior. Ao todo, 49 parlamentares deixaram de comparecer a pelo menos um terço das sessões destinadas a votação. Oito deputados chegaram a acumular mais ausências do que presenças. João Lyra (PTB-AL) e Jader Barbalho (PMDB-PA) foram, respectivamente, o deputado e o senador que mais faltas tiveram em 2012. Dos 649 parlamentares que exerceram o mandato no ano passado, entre deputados e senadores, apenas19 compareceram a todas as sessões plenárias deliberativas. Essas são as principais conclusões do levantamento da Revista Congresso em Foco reproduzido neste site.

Em tese, faltar a sessões reservadas a votação sem apresentar esclarecimentos implica desconto no salário e até perda do mandato caso elas representem um terço das reuniões realizadas no ano. Mas nenhum parlamentar corre este risco no momento, já que a grande maioria das ausências foi abonada…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

AQUI, VOCÊ CONFERE QUEM FALTOU A MAIS DE UM TERÇO DAS SESSÕES

CONFIRA AQUI  A FALTA DOS DEPUTADOS

PARA SABER QUANTAS FALTA TEVE CADA SENADOR, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo