CulturaPrefeitura

CONTA FECHADA. 117 lançamentos na Feira do Livro. Um deles: 3ª edição da cronologia histórica de Beltrão

O livro começa a ocupar espaço nos estandes. A abertura da Feira é na manhã de sábado
O livro começa a ocupar espaço nos estandes. A abertura da Feira é na manhã de sábado

Abre na manhã de sábado, 27, e vai até 12 de maio, na Praça Saldanha Marinho, a 40ª edição da Feira do Livro, o principal evento cultural de Santa Maria. Há uma série de atividades previstas para todos os públicos, com destaque para o já consagrado “Livro Livre”, que proporciona um intercâmbio de ideias entre autores (e outras personalidades) e os visitantes.

Mas a grande estrela, claro, é o Livro. E a Feira começa com um recorde: antes os 112 do ano passado, haverá 117 lançamentos de obras literárias, num conjunto de cerca de 300 autores diferentes. Sobre isso, e também com um link para a programação do Livro Livre, acompanhe material produzido pela Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura. A reportagem é de Vera Jacques, com foto de João Vilnei. A seguir:

Feira do Livro 2013 terá mais de 100 lançamentos de autores locais e escritores nacionais

Os livros já começam a tomar conta da Praça Saldanha Marinho. Nesta quinta-feira (24) os proprietários das bancas, que estarão presentes durante a Feira do Livro 2013, começaram o trabalho de organização das prateleiras dos estandes. No total, serão 36 bancas de livrarias, editoras e distribuidoras de livros, em um espaço de cerca de 1.000 metros quadrados. A Feira do Livro de Santa Maria, edição comemorativa dos 40 anos, acontece de 27 de abril ao dia 12 de maio.
A abertura oficial da Feira será no próximo sábado (27) com uma solenidade marcada para as 10h, na Praça Saldanha Marinho. Estão confirmados na cerimônia, a Patrona Eugênia Mariano da Rocha Barichello, a Educadora Homenageada, Amanda Scherer, e os familiares do Homenageado Antônio Isaia. Também estarão presentes autoridades municipais, Comissão Organizadora, apoiadores, escritores, personalidades culturais e comunidade em geral.

Lançamentos superam números do ano passado

Segundo dados atualizados fornecidos pela Comissão Organizadora, na tarde desta quarta (24), a feira deste ano já superou a marca de lançamentos da edição de 2012. Foram contabilizados 117 lançamentos e mais de 300 autores inscritos, de Santa Maria, Porto Alegre, de municípios do interior do Rio Grande do Sul, como Caçapava e Santiago, e de outros estados. No ano passado foram 112 publicações apresentadas ao público e 54.190 exemplares vendidos.

Entre os lançamentos, escritores locais mesclam-se com nomes consagrados da literatura estadual e nacional. Este é o caso da escritora Monica Buonfiglio, conhecida por livros esotéricos e que falam sobre anjos. Mônica irá lançar em Santa Maria sua mais recente obra, “Maria, a Judia Alquimista”…

…Outro destaque é a reedição do livro “Cronologia Histórica da Cidade de Santa Maria e do Extinto Município de São Martinho – III Edição”, de autoria do historiador, médico, paleontólogo e botânico Romeu Beltrão. A obra é considerada, hoje, imprescindível aos pesquisadores históricos. A primeira edição do livro foi lançada em 1958, pela Editora Pallotti; a segunda edição em 1979, pela Editora La Salle; sendo, agora, reorganizada pela Editora da UFSM com mais informações e documentos disponibilizados pela família de Romeu Beltrão, que foi o Homenageado da Feira do Livre de 2012…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO LIVRO LIVRE, CLICANDO AQUI

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Parabéns para todas e todos que se envolvem em fazer o maior evento cultural de Santa Maria. Minha especial saudação ao Télcio Brezolin, gerente da CESMA – Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria, pelo seu silencioso e sempre profícuo trabalho em prol de nossa Feira do Livro.

  2. Também estaremos participando da feira, lançando no dia 1º de maio o livro TERRA E CIDADANIA NA OBRA DE CENAIR MAICÁ…uma análise dos trabalhos deste cantor nativista através da história da formação dos Sete Povos das Missões, da guerra guaranítica e da influência dos poetas argentinos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo