Artigos

Que o nosso inverno seja marcado pela solidariedade – por Jorge Pozzobom

As ações para minorar os efeitos do inverno sobre os mais carentes

O frio chegou com força em nosso Estado e, nesta época do ano, precisamos dar muita atenção às pessoas que precisam da nossa ajuda para enfrentar as baixas temperaturas. A nossa Secretaria de Desenvolvimento Social tem feito a parte dela, mas toda e qualquer iniciativa só terá efeito com a participação de todos nós.

Entre as principais ações já em andamento, está a nossa Campanha do Agasalho, que já distribuiu roupas, sapatos, colchões e cobertores a mais de 200 famílias. Continuamos arrecadando doações em mais de 40 pontos distribuídos na cidade, sendo o principal deles, o Centro Desportivo Municipal (CDM).

Lembrando que a campanha segue até o dia 31 de julho. Portanto, se você tem um agasalho para doar, não deixe de contribuir. Reforço algo que tenho dito em todos os lugares em que tenho passado. A Campanha do Agasalho não é descarte, é desapego. Doe somente aquilo que você usaria. Não doe o que seria jogado fora.

Outra prioridade para nós é abrigar as pessoas em situação de rua. Para isso, contamos com a Patrulha da Solidariedade, uma ação conjunta entre prefeitura e Casas de Passagem. Essas equipes fazem a busca ativa e encaminham quem precisa para as casas de passagem e acolhimento da cidade. Atualmente, temos duas casas de passagem, a Maria Madalena, localizada na Rua Ernesto Beck,  224, e a Mundo Novo, na Rua Bento Gonçalves, 450.

Ambas ficam abertas durante 24 horas, o ano todo. E, devido às baixas temperaturas, contamos com a Casa de Acolhimento. Localizada na Rua Ernesto Beck, nº 225, no Bairro Nossa Senhora  das Dores, esta vai funcionar por tempo determinado, durante os meses de frio, disponibilizando outras 20 vagas para quem está desabrigado.

Para mais informações sobre as casas de passagem, a população pode entrar em contato com o Creas, ou com os Centros de Referência da Assistência Social (Cras) Norte, Leste ou Oeste, pelo telefone (55) 3174-1519

E as nossas ações vão além dos limites do município. Somos totalmente solidários às cidades do nosso Estado que sofreram danos com os temporais dos últimos dias. A Defesa Civil, aqui de Santa Maria, está recebendo doações de roupas, calçados, colchões, alimentos não perecíveis e material de limpeza. Os itens podem ser levados no CDM, e serão encaminhados aos municípios que sofreram com as fortes chuvas.

Santa Maria é acolhedora por natureza. Além de fazer a nossa parte, podemos incentivar outros a ajudar. Faça mutirões de solidariedade, movimente seu bairro, igreja, comunidade ou família. Doe alimentos, agasalhos e cobertas. Temos recebido muitas doações de roupas de verão, as quais não suprem a principal necessidade deste momento, que é aquecer quem passa frio.

E já estamos olhando lá adiante. Com a previsão de um Super El Niño para o início da primavera, a Prefeitura, junto a instituições parceiras, já está mapeando áreas de risco e trabalhando com ações para a prevenção de danos, limpeza de bueiros, compra de telhas e lonas. O fenômeno é caracterizado por temporais e, caso se confirme, queremos estar preparados. Por isso, o monitoramento constante das áreas de risco se faz necessário para que, desde já, tenhamos estratégias eficientes.

Neste trabalho, coordenado pela Defesa Civil, todas as áreas de risco serão atualizadas, mesmo que 60% já estejam resolvidas. Essa ação envolve, ainda, as secretarias de Desenvolvimento Social e de Infraestrutura, além de outras instituições como Emater, Corsan e Bombeiros. A ideia é agir com antecedência e seremos persistentes nisso.

Que o nosso inverno é rigoroso, todo mundo sabe, mas ele também tem as suas belezas. Ou seja, que, neste ano, ele seja marcado pelo amor e pela solidariedade. Contamos com todos vocês. É a cidade cuidando das pessoas e as pessoas cuidando umas das outras.

(*) Jorge Pozzobom é o Prefeito Municipal de Santa Maria. Sua trajetória como agente político começou com dois mandatos de vereador, tendo depois se alçado, pelo voto popular, à Assembleia Legislativa. Em meio ao segundo período, em 2016, foi eleito para conduzir o Executivo santa-mariense. Em novembro de 2020 foi reeleito para novo mandato. Ele escreve no site às terças-feiras. 

Nota do Editor: a foto que ilustra este artigo é de Ariéli Ziegler, da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo