Arquivo

É futebol?! Ronaldo Mota, Argentina, Rio Grande e Brasil. Antes da final da Copa América

“…Se o dia é brasileiro, a noite é argentina. Se o calor do sol nos ajuda, o frio noturno faz do tango em Porto Madero incontestável. Tal como no futebol, podem ter bons embates, mas superiores ninguém. Los hermanos são muito bons no que fazem e o fazem com muito gosto. O tango e o futebol, que lhes são intrincados, inseparáveis, expressam parte de uma cultura forte, admirável e grandiosa.

 

O jantar me fez recordar uma afirmação de um amigo potiguar há muitos anos que ao comentar sobre os Rio Grandes (do Sul e do Norte), não se conteve: “Se tivesse o Brasil colocado o outro Rio Grande lá onde está o do Sul teríamos sido invadidos há muito tempo pelos argentinos”. Contextualizando, o “invadidos” não pretendia ser literal, podendo ser cultural, futebolístico etc. Da mesma forma, não pretendeu o potiguar se auto-ofender, sendo um incontestável admirador da sua riquíssima cultura do Rio Grande do Norte...”

 

Os parágrafos acima fazem parte do artigo “Argentina, Rio Grande e Brasil”, escrito por Ronaldo Mota, colaborador habitual deste site. Mota é professor da UFSM, atualmente ocupando a Secretaria de Ensino Superior, do Ministério da Educação, em Brasília. Para ler o texto, que acabo de postar, basta ir à caixa de “Artigos”, ao lado. Ah, ele foi escrito antes do jogo Argentina x Brasil, que decide a Copa América de Futebol. O confronto acontece às 6 da tarde, em Maracaibo, na Venezuela. Boa leitura!

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo