AssembleiaCâmara de VereadoresCinemaCongressoCulturaEducaçãoEstradasHistóriaMemóriaPolíticaPrefeituraSanta MariaSaúdeTragédiaUFSM

LUNETA ELETRÔNICA. Volta na UFSM, incêndio e AL, travessia urbana, ditadura e a rede, jovens e cinema…

* Mais que em outros anos, não há dúvida, neste o retorno às aulas na UFSM tem um caráter especial. E isso não vale apens para os calouros.

* A razão é óbvia: o retorno se dá dois meses após uma tragédia que tirou a vida de um punhado bem grande de meninos e meninas que faziam da Universidade o seu futuro cheio de esperança.

* Há uma série de atividades para receber os cerca de 25 mil (entre alunos e professores) esperados para o reinício, no primeiro semestre letivo dos cursos de graduação.

* A tragédia de janeiro mudou muito as relações da sociedade com suas autoridades. Um exemplo, entre muitos, é a Comissão Especial de Revisão e Atualização das Leis contra Incêndio, na Assembleia Legislativa.

* Presidida por Adão Villaverde (e tem também a participação do santa-mariense Valdeci Oliveira), a comissão tem nova reunião nesta segunda.

* O grupo se reúne às 5 da tarde. E, meia hora depois, promove audiência pública, que terá a participação de representantes da secretaria de Segurança Pública, da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros.

* Por aqui, na quarta, a partir das 8 e meia, a Comissão Especial da Câmara que trata da Travessia Urbana, vai visitor locais com problemas no fluxo de veículos e pedestres.

* Os edis Admar Pozzobom, Paulo Airton Denardin e Daniel Diniz vão aos seguintes pontos: Vila Maringá e Conjunto Residencial Moradas; BR 392 (em frente a supermercado) e cruzamento da RST 287 com a estrada José Figueira.

* Um fato bastante importante para a história brasileira recente acontece nesta segunda, a partir das 10 e meia da manhã, no Arquivo Nacional de São Paulo.

* Será o momento em que será lançado na internet um portal com os arquivos e prontuários do extinto Departamento Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo (Deops), órgão de repressão do país no período da ditadura.

* O endereço ainda não foi divulgado, mas o que interessa é que estarão disponíveis a toda a sociedade cerca de  milhão de páginas de documentação digitalizadas.

* O trabalho é resultado da parceria entre a Associação dos Amigos do Arquivo Público de São Paulo e o projeto Marcas da Memória da Comissão de Anistia, do Ministério da Justiça, com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.

* Com pouca gente, como sempre numa segunda, mas abre a semana na Câmara dos Deputados com uma sessão solene pra lá de especial.

* Será um momento de homenagem ao Dia Internacional da Síndrome de Down e ao Dia Internacional de Conscientização sobre o Autismo. O ato acontece no plenário Ulysses Guimarães.

* As ações de Atenção Psicossocial 24 horas, desencadeadas no dia 27 de janeiro, em decorrência da tragédia da Kiss entraram na 3ª Fase do processo do cuidado.

* Isso aconteceu com a contratação (emergencial, aprovada pela Câmara) dos profissionais para o quadro efetivo do serviço, realizado junto ao Caps Caminhos do Sol. Todos já participaram da capacitação, entre os dias 26 e 28.

* Conforme o último boletim, divulgado no meio da semana, até esta data foram realizados 2055 atendimentos pelo CAPs.

* Foram casos tratados individualmente, em grupo, por telefone, visitas domiciliares a sobreviventes, familiares das vítimas e demais pessoas que estão com sofrimento mental em decorrência do incêndio.

* Nestes dados, não estão computados os atendimentos realizados desde o primeiro dia após a tragédia, mas somente os dados organizados a partir de 31 de janeiro.

luneta cesma* A Juventude é a estrela, no ciclo que o Cineclube Lanterninha Aurélio apresenta no mês de abril, em parceria com o Diretório Central dos Estudantes da UFSM.

* Haverá uma parada na próxima segunda, dia 8, por conta do Santa Maria Vídeo e Cinema, que acontece durante aquela semana. A retomada será no dia 15.

* O ciclo, porém, inicia em alto estilo. Nesta segunda será exibido o filme “Os Sonhadores”, de Bernardo Bertolucci. É a história de Matthew, jovem ianque que vai à Paris estudar cinema. Lá ele conhece Isabelle e seu irmão gêmeo, Theo.

* A sessão com “Os sonhadores”, uma produção de 2003, começa às 7 da noite, no Auditório da Cesma, na rua Professor Braga 55. A entrada é gratuita.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo