CongressoPartidosSupremo

SUPREMO. Eduardo Azeredo, a poucos votos de tornar o PSDB precursor do “mensalão”

Eduardo Azeredo, senador e ex-presidente nacional tucano: precursor do “mensalão”?
Eduardo Azeredo, senador e ex-presidente nacional tucano: precursor do “mensalão”?

O PSDB está a um passo de perder o discurso político que vitima o PT. Seu ex-presidente nacional, o grão-tucano Eduardo Azeredo, senador por Minas Gerais, tende a virar réu de ação penal impetrada a partir de denúncia do Ministério Público Federal. São nada menos que 13 acusações – sete por peculato (apropriação indevida de recursos  por servidor público) e seis por lavagem de dinheiro.

Boa parte delas já foi acolhida pelo ministro Joaquim Barbosa, relator do caso, no Supremo Tribunal Federal (pois Azeredo tem fórum privilegiado), para tratar da denúncia e que começou a votar nesta quarta-feira (releia AQUI flash que publiquei no final da tarde de ontem). O voto dele será concluído hoje, a partir das duas da tarde. Depois, se manifestam os demais integrantes do STF.

A tendência é a acolhida da denúncia pela maior parte dos ministros. Em isso acontecendo, se configurará o julgamento do que se convencionou chamar “mensalão mineiro”. Que, por sinal, aconteceu antes (em 1998). Seria o caso pioneiro ao que teria ocorrido em 2004/2005, envolvendo o PT, o PTB, o PP e outras siglas ligadas ao governo federal.

Em isso ocorrendo, não há qualquer dúvida deste (nem sempre) humilde repórter: no que toca à política, cai por terra boa parte do discurso moralista do PSDB, numa campanha eleitoral futura. Haverá, sempre, o contraponto, lembrando que o precursor do crime, se houve, foi o tucanato.

A propósito da sessão de ontem do Supremo e do voto de Barbosa, acompanhe reportagem publicada na versão online da Folha de São Paulo. O texto é assinado pelo jornalista Márcio Falcão, com foto de José Cruz, da Agência Brasil. A seguir:

Relator propõe ação penal contra Azeredo por mensalão; STF retoma julgamento amanhã

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Joaquim Barbosa pediu nesta quarta-feira a abertura de ação penal para investigar o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) pelo crime de peculato – caracterizado quando funcionário público se apropria de recursos públicos utilizando o cargo.

No entanto, Barbosa – que é o relator do chamado mensalão mineiro – ainda não concluiu a apresentação de seu voto e pode aceitar outra denúncia contra o tucano por lavagem de dinheiro.

O julgamento foi suspenso e só deve ser retomado amanhã (hoje). Dez ministros ainda precisam apresentar seus votos. Para Azeredo se tornar réu é preciso que seis ministros votem pedindo a investigação…”

Barbosa acolheu parcialmente a denúncia do Ministério Público Federal contra o tucano por suposta participação em um esquema de arrecadação ilegal de recursos para sua campanha de reeleição ao governo de Minas Gerais em 1998, o chamado mensalão mineiro. Ele é acusado de ter cometido por sete vezes o crime de peculato e seis o de lavagem de dinheiro…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

20 Comentários

  1. “…do chamado mensalão mineiro…”
    Mas é mensalão mineiro ou mensalão tucano?
    Este PIG faz tudo para proteger o PSDB!!! (NOTA DO EDITOR: o leitor tem razão. Da mesma forma que se fala em “mensalão do PT”, o mineiro é, para ser correto, o “mensalão do PSDB”. E essa é a denominação a ser utilizada a partir de agora pelo site.)

  2. @frederico mayer
    Pode não existir direita pq os que são dela nunca assumem, são uns borra-botas covardes! Esquerda existe e ela não deixou o Brasil se afundar, se fosse o tucano THC, ops, FHC, a coisa tinha desandado. Viva o Lula!

  3. Aqueles que, como eu, foram fundadores do psdb conhecem bem as práticas tucanas. Abaixo sugiro um link para um artigo muito esclarecedor sobre essas práticas, além de servir para reavivar nossa memória.
    Sobre a opinião de que não mais existem esquerda e direita, afirmo que é pura balela da direita (desejosa de que todos pareçam iguais), pois enquanto houver pessoas que sonhem e lutem por justiça social e o fim da exploração, a esquerda continuará existindo. Já a direita, essa engana os pobres para beneficiar os ricos.
    O link é:
    http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/laerte-braga-a-meta-agora-e-vender-o-brasil-e-passar-a-escritura/

  4. Nada como o tempo para mostrar que a verdade sempre vem a tona!
    A política é devassa, sagaz e cruel mas dentro do mundo dela ainda pode haver mudança e cabe a nós ser os agentes deste momento, chega de cinismo, leviandade.
    Mostrem a cara e deixem bater, sejam certos de suas idéias e nunca se quebrem por nada!
    Sou petista, tenho ideologia e mostro o meu nome para quem quiser ver, defendo meu partido e não me vendo que nem muitos por cargos e interesses.
    Graças a deus o tempo mostrou mais uma vez que a social democracia do psdb ficou perdida pelos discursos de um certo sociólogo nos tempos da ditadura!

  5. É verdade que corrupção não tem viés ideológico. Pode ser à direita ou à esquerda. E o PT, depois que começou fazer coligações com qualquer ala ideológica, abrandou o discurso da moralidade. Isso é inegável. Inexplicável que Genoino e Delúbio tenham ido buscar empréstimos via Marcos Valério, que já vinha de ligações perigosas com o PSDB mineiro. É inegável que o DNA do chamado “mensalão” está em Minas, com os tucanos. Entretanto, entre os petistas o episódio de 2005, que abalou as estruturas do partido foi esquecido. Aqueles que pediam expulsão dos acusados, hoje em dia se mostram “esquecidos”. E a reforma política? Cobre-se de não ter sido feita de todos os partidos, inclusive do PT.

  6. Que coisa mais antiga Direita X Esquerda, no mundo globalizado que estamos estes conceitos estão superados. Agora fica a pergunta Qual partido político não teve alguém envolvido com corrupção? E acredito que em todos os partidos existem pessoas sérias que realmente trabalham para o bem e com honestidade.

  7. Pelo que estou lendo o PT se inspirou no PSDB
    para continuar com as praticas do mensalão. Pelo que li
    Marcos Valério esta desde o começo e deve ter ensinado bem a lição para o PT, com novas técinas: dinheiro na cueca…
    bem se diz: O DISCIPULO SUPERA O SEU MESTRE

  8. olá alguém viu por aí o sr seixas, que tanto afirmava que o PT éra o único que participou do mensalão, pois é aqui eu afirmei váaaaaaarias vezes de onde tinha nascido o mensalão(por isto que o sr. seixas nunca me respondeu)mais uma vez PARABÉNS claudemir.

  9. é lamentável ler uma notícia dessas. Lembro-me dos discursos do ex-vereador Pozzobon acusando os vereadores do PT, e lógico toda a esquerda, de serem representantes da sujeira política do mensalão. Não culpo o vereador de falar assim, pois seguia orientação partidária, mas espero que agora reconheça e torne público a sua indignação para com o líder do PSDB Eduardo Azeredo, pois a gente colhe o que planta. Mas é bom que os demais vereadores de oposição daquela legislatura também pensem o que dizer, pois todos acusavam o próprio prefeito e os vereadores, por serem do PT, de estarem envolvidos ou representarem os corruptos do mensalão. Um perguntinha interessante: Será que o Azeredo não vai abrir seus arquivos e contar quem (ou quais partidos)estaria envolvido com ele?????????????????

  10. mensalão tucano . detran tucano . . . e ainda querem ser os donos da moral esta é a verdadeira cara do novo jeito de governar .

  11. Em tempo:
    Minhas afirmações abaixo, se dão pelo motivo de eu não precisar saber dos votos restantes. Eu já conhecia a verdadeira paternidade do mensalão.

  12. Claudemir
    Tenho a honra de possuir documento do início do mensalão mineiro. Eduardo Azeredo pegando 1,5 milhão da Copasa (companhia de saneamento mineira) para “patrocínio” do Ralye da Independência. Documento com a assinatura do Marcos Valério. Ali começou tudo. Parece que pegar dinheiro de estatais para “patrocínios” é prática comum deste pessoal. Não sei por que, mas acabei de lembrar de um certo festival de balonismo ocorrido em Santa Maria. Mas, isto é assunto para outra matéria. O fato é que, nossos amigos da direita terão que mudar seu discurso. O mensalão tem outro pai! E agora com DNA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo