ColunaObservatório

OBSERVATÓRIO. Preteou o olho da gateada, no caso das candidaturas a deputado, pela cidade, em 2014

Luneta

Mesmo sem a definição de data (início de julho, provavelmente) e regras para o pleito, a campanha segue quente, no campus da UFSM.

As três duplas de pretendentes aos principais cargos da Universidade não param de se movimentar em busca de apoio que lhes garanta a possibilidade real de vitória.

O que chateia um pouco é a fofocaiada – quase sempre buscando denegrir os adversários. Sim, o colunista recebe “dicas” quase diariamente.

O diabo é que são tantas que fica difícil discernir o que é notícia, sugestão ou mero tititi. Bem, mas isso deve se ajeitar, até o momento em que a coisa for mesmo pra valer.

Rescaldo da decisão do Ministério Público: quem se defendia foi ao ataque. Quem ocupava lugar na ofensiva, procura, no mínimo, neutralizar os contrários.

Sim, a disputa política segue forte, no feicebuqui. O problema é que os lados, e são mais de dois, normalmente só gritam – sem ao menos ler o relatório policial e a denúncia dos Promotores.

Tropas de choque estão ativas. Quem se preserva, inclusive porque mais inteligentes, e, sobretudo, porque teriam mais a perder, são as lideranças.

Peças começam a se mover com mais agilidade (a possível, diante das circunstâncias) em relação à disputa de 2014. Há algumas que, simplesmente, terão que ser trocadas. A conferir.

Consenso, entre analistas: pré-candidaturas proporcionais ligadas ao governismo não estão fora do páreo. Mas sua ação será bem mais dificultada no pós-27 de janeiro.

Isso, claro, quando se fala em política partidária. Quando a questão é o interesse de Santa Maria, não há dúvida: o prejuízo pode ser irreversível.

Do jeito que está (e nada for feito, ainda que não se saiba o quê), nomes locais, exceto os já estabelecidos e que obtém votos fora daqui, terão grandes dificuldades eleitorais.

De todo modo, em pequenos e grandes e nem tão grandes partidos, acredite, já se pensa (nada de articulação, por enquanto) em plano B. Ou C… Ou D…

Você pode seguir o colunista no Twitter (@claudemirpe), ser amigo no Facebook e também acompanhá-lo no www.claudemirpereira.com.br. Ah, igualmente pode ouvi-lo, às 7h30 e ao meio dia, na Antena 1.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo