ColunaObservatório

OBSERVATÓRIO. Schirmer disse que o governo vai iniciar e, pronto, os partidos já estão se assanhando

Luneta

O feicebuqui tende a se tornar o grande canal alternativo da campanha para a reitoria da UFSM. E a primeira mostra não é exatamente auspiciosa.

Sim, as caneladas e os golpes abaixo da linha de cintura já começam a acontecer. E, atenção: não existem anjos nesse jogo. Nenhum.

Anúncio de Schirmer – vou começar segundo mandato em maio – fez transbordar o que estava submerso: o assanhamento dos partidos da base governista.

PP, PDT, DEM e PTB – além, claro, do PMDB – pilotam as discussões nas proximidades (e até no interior) do Palacete da SUCV.

PP, não diretamente por ora, já envia recado: está feliz com a ampliação do espaço de José Farret. Mas querem mais. No mínimo, o que já tem, além do vice-gabinete.

Vicissitudes jurídico/policiais do secretário de Controle e Mobilidade Urbana, ainda sob investigação da polícia por conta da tragédia de janeiro, deixa o PDT fragilizado.

E aí descobre-se, no interior do pedetismo, que talvez faltem quadros para oferecer. Ao menos do circuito político. E um nome “técnico” pode aparecer.

Quem avultou, após a tragédia, foi o DEM. Não apenas por ter dois vereadores, mas por sua presença na CPI da Kiss, em que o governismo está sendo testado pra valer.

Se não ampliar o quinhão (também faltam nomes), tende a manter espaço atual. O que, para muitos, seria desproporcional ao seu peso político. Seria. Deixou de ser.

Jorge Pozzobom não fala, exceto, talvez, para seu circuito mais próximo de articuladores. Mas já sabe que a vida não será fácil em 2014.

Há impressão consolidada de que o PSDB perderá espaço. Logo, o tucano terá que, afora manter o desempenho santa-mariense buscar (muitos) votos fora.

Por conta dessa circunstância, Pozzobom amplia bastante seu leque, procurando abrir espaços em outras comunas, especialmente (mas não apenas) na fronteira oeste.

Sindicato dos Municipários elege, esta semana, nova direção. A presidente (pela primeira vez uma mulher assume o comando da entidade) será Cristina Harth.

Você pode seguir o colunista no Twitter (@claudemirpe), ser amigo no Facebook e também acompanhá-lo no www.claudemirpereira.com.br. Ah, igualmente pode ouvi-lo, às 7h30 e ao meio dia, na Antena 1.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo