AssembleiaEstadoRegião

PELO RIO. Santa-marienses vão levantar demanda para proposta de reativação da hidrovia Ibicuí-Jacuí

Azambuja (E) recebeu santa-marienses. Hidrovia é importante para o progresso regional
Azambuja (E) recebeu santa-marienses. Hidrovia é importante para o progresso regional

Provavelmente, a principal repercussão do encontro havido nesta quinta em Porto Alegre foi a determinação dos representantes da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria e do empresariado, que se comprometeram a levantar dados sobre a demanda local e regional. Para quê? Para subsidiar estudo que visa a retomada de um meio barato e eficiente de transporte: a hidrovia.

No caso, se está falando da hidrovia Ibicuí-Jacuí, tema do papo que reuniu, na capital, o presidente da Adesm, Vilson Serro, o empresário Augusto Manica e o chefe de gabinete do deputado Valdeci Oliveira, Genil Pavan, com José Luiz de Azambuja, presidente da Administração das Hidrovias do Sul.

O resultado da conversa, entre outros detalhes, chegam através da assessoria de imprensa do deputado Valdeci Oliveira. O texto e a foto são de Tiago Machado. Acompanhe:

 “Comitiva santa-mariense reivindica estudo sobre Hidrovia Ibicuí-Jacuí

A potencialidade da criação da Hidrovia Ibuicuí-Jacuí, na região Central do Estado, poderá ser apontada pelo Estudo de Viabilidade Técnica e Ambiental (EVTA) que foi contratado pelo governo federal e que está sendo realizado nas bacias hidrográficas gaúchas.

A informação foi confirmada, nesta quinta (25), durante audiência do presidente da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (Adesm), Vilson Serro, do empresário santa-mariense Augusto Manica, e do chefe de gabinete do deputado Valdeci Oliveira, Genil Pavan, com o presidente da Administração das Hidrovias do Sul (AHSUL), José Luiz de Azambuja. No encontro, a comitiva santa-mariense defendeu a criação da hidrovia, que interligaria os municípios de Cachoeira do Sul a Cacequi, como alternativa de desenvolvimento para o Estado. “Com esta ligação, poderíamos transportar cargas desde Uruguaiana até o Porto de Rio Grande com custos inferiores e sem congestionar as estradas”, explicou Serro.

Conforme Azambuja, o EVTA deverá ser concluído no final deste ano e vai indicar principalmente quais os tipos de cargas que teriam condições de ser transportadas nas bacias do Estado, entre eles na ligação Ibicuí-Jacuí. “ O EVTA não fará uma análise detalhada sobre esta hidrovia, mas dará elementos genéricos importantes para a análise da potencialidade da ligação. Se a viabilidade for apontada, aí posteriormente será necessário um levantamento mais específico com estudos geológicos e estudos a campo”, afirmou.

Azambuja pediu à comitiva santa-mariense que auxilie o estudo fornecendo dados e informações sobre a demanda existente na região Central para a utilização futura da hidrovia e também reforçando a mobilização política. “Isto é fundamental. Não adianta se fazer estudos e projetos, se não existir o interesse coletivo pelo aproveitamento deste modal”, explicou.

O presidente também confirmou que o transporte hidroviário tem como principal vantagem o custo. “Uma embarcação consome muito menos energia que os demais modais e transporta muito mais carga”, ressaltou.

No final da reunião, Serro e Manica se comprometeram a fazer diversos contatos para levantar a demanda existente na região Central e nas regiões próximas para o transporte hidroviário. “Seria uma hidrovia fantástica para uma região altamente produtora”, lembrou Mânica. Já Pavan acrescentou que o tema tem apoio forte na Assembleia Legislativa e que o deputado Valdeci Oliveira, líder do governo no Parlamento, irá defender que as hidrovias tenham cada vez mais prioridade no sistema estadual de transporte.”  

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Sonho de várias gerações, em períodos pré-eleitorais vem à baila… perguntem aos ingleses como se faz, comportas em rios! Mais um prá ficar no papel!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo