DestaqueEsporte

ESPORTE. Os ‘Bulls’ canoenses entram no gauchão de futebol americano buscando, no mínimo, a Final

Embora mais antigo, equipe da região metropolitana busca seu primeiro título

Os tradicionais Bulls da região metropolitana de Porto Alegre buscam apenas uma coisa: a taça (foto Divulgação/Bulls)

Por Pedro Pereira

15 de junho de 2007. Este é o marco inicial da equipe que, nos papéis – de acordo com o membro do conselho administrativo do time, o venezuelano Winston Ponce -, é a mais antiga de todo o Rio Grande do Sul. Fundado como Porto Alegre Predadores, o atual Canoas Bulls entra em 2022 em busca de seu primeiro título de Gauchão.

Antes de qualquer coisa, vale ressaltar que não dá para falar de Canoas Bulls sem antes citar o Porto Alegre Pumpkins. Segundo Matheus Freitas, outro membro do conselho administrativo, a criação da equipe é fruto de uma discordância entre alguns membros dos Abóboras no ano de 2007 – quando o esporte ainda era praticado na modalidade no pads (sem o uso dos equipamentos de proteção).

“O time foi fundado pelo [Cristiano] Leão, que é ex-Pumpkins. Eles tiveram um desentendimento, eles já haviam fundado o Pumpkins, e ele resolveu fundar o Predadores na época, que vem a ser o Bulls. Foi por um desentendimento que não se sabe, na época era bem amador, não era nem full pads (com o uso dos equipamentos de proteção) ainda”, contou Freitas.

LEIA TAMBÉM:

“ESPORTE. Com o Soldiers em busca do 7º título, começa no dia 12 o gauchão de Futebol Americano” (AQUI)

“ESPORTE. Saiba mais sobre o Erechim Coroados, que volta a disputar gauchão de Futebol Americano” (AQUI )

“ESPORTE. Bulldogs, atuais vices, se animam para destronar os campeões de futebol americano do RS” (AQUI)

“ESPORTE. Os tradicionalmente fortes Chacais em busca do seu 1º título gaúcho de futebol americano” (AQUI)

Após três anos de existência, em 2010, o Porto Alegre Predadores resolve mudar seu símbolo e passa a ser chamado de Bulls, alcunha que carrega até os dias atuais, mesmo que em outra cidade. Sobre a escolha do nome, o antigo atleta da equipe Henrique Lemos explica a transição.

A princípio, o “touro” é uma ótima escolha devido à sua força e agilidade, aspectos essenciais para o jogador de futebol americano. Entretanto, a decisão foi feita pensando no lado publicitário do esporte. “Bulls era uma marca mais comercial para conseguir algum patrocínio do que Predadores. Por isso se optou pelo nome de Bulls”, relembrou Lemos.

Em 2017, ano que completou dez anos de história, enfim surge o Canoas Bulls. A equipe firmou uma parceria com a Secretaria de Esportes do município de Canoas, deixando para trás a capital gaúcha e passando a representar a segunda maior cidade da Região Metropolitana.

Mais antigo do RS atrás do primeiro título (Foto Divulgação/Bulls)

Para a temporada de 2020, a equipe de Canoas havia decidido investir pesado na parte externa ao campo com a contratação do head coach mexicano Oscar Capuchino. Mas o Coronavírus chegou ao Brasil em março daquele ano e todas as atividades oficiais do futebol americano nacional foram suspensas. Porém, os membros do conselho administrativo garantiram a permanência do experiente técnico no Bulls para 2022, sempre em busca de melhorar o nível da equipe.

Ao serem questionados sobre as expectativas para o retorno do campeonato gaúcho, os dois membros do conselho administrativo deram a mesma resposta, quase que ao mesmo tempo: “final do Gauchão. Menos que isso, não”. Winston também cita que o Santa Maria Soldiers como o time a ser batido. “A referência é bater Santa Maria. Não menosprezando os demais times, mas o time a desafiar na final é o Santa Maria Soldiers. Atualmente o melhor time do Estado”, afirmou o venezuelano.

Para muitos admiradores do futebol americano gaúcho, o maior clássico estadual é o derby entre Soldiers e Pumpkins. Para Winston, por outro lado, “o clássico do Rio Grande do Sul é Bulls e Pumpkins. Por ser uma rivalidade antiga, da capital. É igual Grêmio e Internacional.”

O primeiro compromisso do Canoas Bulls no campeonato gaúcho será contra seu arquirrival Porto Alegre Pumpkins, e está marcado para acontecer no Coelhão, em Guaíba, no dia 12 de março às 14h30.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo