AssembleiaPolíticaSegurança

SEGURANÇA. Com líder do governo, chefias da BM e da Civil realçam as operações e o aumento de efetivo

Chefias se manifestam: mais de 400 operações e efetivo que se amplia consideravelmente
Chefias se manifestam: mais de 400 operações e efetivo que se amplia consideravelmente

Mais cedo, você leu aqui material produzido pela assessoria de imprensa do deputado Jorge Pozzobom. Nele, o tucano enaltecia o trabalho policial, mas se mostrava preocupado. Agora, você acompanha outras informações, estas do ponto de vista das autoridades militares e civis da segurança do Rio Grande.

Você conhecerá, a partir do trabalho da assessoria de imprensa do deputado Valdeci Oliveira, PT, líder do governo no parlamento, os números e observações feitas pelos comandante da Brigada Militar e chefe da Polícia Civil. O texto é de Tiago Machado, com foto de Marina Lovato. A seguir:

Na Assembleia, Brigada e Polícia Civil destacam operações e aumento de efetivo

Atendendo convite do Parlamento Gaúcho, o comandante da Brigada Militar, Coronel Fábio Duarte, e o chefe da Polícia Civil no Estado, Delegado Ranolfo Vieira Júnior, participaram, nesta terça (16), de uma audiência pública conjunta das comissões de Assuntos Municipais e de Segurança e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa.

Acompanhados do líder do governo no Legislativo, o deputado Valdeci Oliveira (PT), os dois representantes do comando da Segurança Pública gaúcha apresentaram as principais ações e projetos desenvolvidos no Estado. Primeiro a se pronunciar, o delegado Ranolfo Vieira Júnior ressaltou que, nos últimos dois anos, os policiais civis foram contemplados com a aprovação da aposentadoria especial e do subsídio, reivindicações de muitos anos da categoria. No período, 3.178 servidores, o que corresponde a 60% do efetivo, foram promovidos. No ano passado, 732 inspetores e escrivães foram nomeados e a corporação recebeu um helicóptero do governo do Estado.

O delegado destacou ainda que, somente em 2012, foram realizadas 426 grandes operações no Rio Grande do Sul. “Nessas operações não agimos de modo a prender indivíduos isoladamente. Agimos e desmantelamos diversas organizações criminosas”, salientou.

Sobre o índice de homicídios no Estado, afirmou que a taxa caiu 12,3% neste primeiro trimestre do ano em comparação com o mesmo período do ano passado. Também revelou que a resolutividade desses crimes passou de 20,2% em 2011 para 72,1% em 2012. “Muito ainda tem de ser feito, mas o avanço é importante”, disse.

O chefe da Polícia Civil concluiu seu pronunciamento afirmando que o governador do Estado já autorizou a realização de concurso público para contratação de 700 inspetores e escrivães e que até o final de maio assumirão no cargo 48 delegados aprovados em concurso público.

O Comandante da Brigada Militar, Coronel Fábio Duarte, anunciou que, no próximo dia 20 de abril, 2,5 mil soldados começarão a atuar no policiamento ostensivo do Estado.

Somado a isso, o governo do Estado já autorizou realização de concurso público para contratação de mais 2 mil soldados. Segundo o coronel, a Brigada realiza um trabalho forte par aumentar a permanência dos servidores na instituições. “No ano passado, já conseguimos manter na ativa, através da gratificação existente, 678 servidores com idade para aposentadoria”, destacou.

Para o deputado Valdeci (PT), apesar da ousadia das organizações criminosas, a forças de segurança combatem a criminalidade de forma ofensiva. “ A prisão célere do assassino de taxistas foi um exemplo. A política de estruturar as forças policiais com melhores salários, mais recursos humanos e tecnologia é fundamental para ganharmos a luta contra a criminalidade. A Brigada, a Polícia Civil, a Susepe e o IGP estão no caminho certo ”, enfatizou.” 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo