AssembleiaCidadania

VALDECI PROPÕE. Audiência tratará de dificuldades dos portadores de deficiência para obter a sua CNH

Cá entre nós, isso precisa mesmo receber um tratamento diferente do poder público, em favor dos portadores de deficiência. Veja o caso específico dos que querem e não raro têm problemas para conseguir (por conta da ineficiência dos gestores, e não apenas públicos), a renovação de suas carteiras de habiliração ou mesmo a obtenção de nova.

O caso merecerá audiência pública na Comissão de Direitos Humanos na Assembleia, como relata a assessoria de imprensa do deputado Valdeci Oliveira. O texto é de Tiago Dias. A seguir:

 “Aprovada audiência pública para tratar do processo de habilitação de PcDs

O deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) comemorou a aprovação da audiência pública para tratar do processo de obtenção e renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para Pessoas com Deficiência (PcDs) no Estado. Na reunião da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos (CCDH) desta quarta-feira (10) foi definido que a realização da reunião deverá envolver diversas instituições ligadas ao tema, parlamentares e órgãos do Executivo e do Judiciário.

O assunto entrou em pauta depois que Valdeci recebeu o relato da dificuldade de alguns Centros de Formação de Condutores (CFCs) nos processos de habilitação ou renovação da CNH para Pessoas com Deficiência. “Em muitos casos, os veículos precisam ser adaptados para a necessidade do condutor. Sabemos que pessoas do interior tiveram que vir à Porto Alegre para realizar as provas ou a renovação da carteira. Isso precisa ser melhor trabalhado para garantir o direito de todos e evitar o deslocamento. Vamos dialogar para buscar uma solução adequada para todos os lados”, afirma Valdeci.

O deputado já entrou em contato com a Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para PcDs e PcAHs no RS (FADERS) e com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RS), principais envolvidos no processo, que firmaram a parceria e indicaram a participação na audiência pública, com data a ser confirmada.

Além destes órgãos, serão chamados representantes da Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos (SJDH), do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran-RS) do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COEPED), do Ministério Público, da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (FENEIS), do Sindicato dos Centros de Habilitação de Condutores e Auto e Moto Escolas do Estado do Rio Grande do Sul (SindiCFC-RS), da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS), da União dos Vereadores do Rio Grande do Sul (UVERGS), entre outras instituições e todos os interessados.”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo