Câmara de VereadoresJudiciárioPolíticaPrefeituraSanta MariaTragédia

CPI DA KISS. Edis governistas foram ao juiz atrás de pretexto para ignorar Kiko e Hoffmann. Não levaram

Este editor, aceitando obviamente as opiniões em contrário, não tem a menor dúvida: os edis que compõem a CPI da Kiss estão numa sinuca de bico. Pressionados pela Associação dos Familiares das Vítimas da tragédia, foram instados a convocar os réus principais do processo, os proprietários da boate, Elissandro Spohr, o Kiko, e Mauro Hoffmann. E também a convidar o prefeito Cezar Schirmer a depor.

Embora possa ser desgastante, o convite ao Chefe do Executivo parece ser mais fácil de simplesmente ignorar. Mas os réus… Bem, um deles, inclusive, o Kiko, por seu advogado, Jader Marques, já se dispôs a depor. Até as pedras portuguesas que ornam a avenida Rio Branco sabem que a presença dele (ou mesmo da CPI na cadeia, para ouvi-lo, se for o caso) pode ser um transtorno e tanto para os que tinham objetivo de fazer uma Comissão que nada investigaria.

Existe uma convicção clara: se depuser, Kiko falará tudo por conta de sua própria defesa. E de ninguém mais. O que significa possibilidade real de falar o que ninguém quer, inclusive comprometendo a administração municipal e, claro, também a estadual. E aí, como fica?

Nesta segunda-feira, num claro equívoco (afinal, quem esperaria outro desfecho?), FORAM ao juiz Ulysses Louzada. Queriam a opinião dele acerca do depoimento dos réus. Ora, é claro que o magistrado disse o óbvio: só se manifestaria se fosse instado oficialmente. Afinal, tem que ter o conteúdo do pedido, para poder opinar e, quem sabe, até repassar a questão também ao Ministério Público e às defesas.

Resumindo: o que a CPI pretendia era, digamos, um salvo-conduto para negar sem maiores problemas o pedido da Associação dos Familiares. Não o obteve. Agora, terá que resolver por si mesma. Aceitar a solicitação e correr o sério risco de ouvir o que não quer. Ou rejeitar, e ficar ainda mais desgastada junto aos familiares e à comunidade.

EM TEMPO: os três quintos de bacharelado em Direito do editor podem ser insuficientes. E talvez sejam. Ainda assim, é possível afirmar com boa dose de convicção que o Judiciário não barrará uma convocação da CPI. Esta, de outro poder, o Legislativo, legalmente pode, sim, chamar quem quer que seja para depor e que não tenha foro privilegiado. Não é o caso, convenhamos, de Hoffmann e Kiko. Logo…

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

6 Comentários

  1. @GEF.O Tragico,eu creio ja aconteceu.
    Precisamos apontar suspeitos: de inoperancia, inatividade e falta de comando.. ou foram só os proprietarios.

  2. Se Eu, estivesse na pele destes edis pediria o meu ipichemam pois eles foram no minimo ingenuos pegar esta bomba porque não deixaram para os veteranos, ´so tenho pena do coronel que lutou tanto para chegar e vai sair totalmente desmoralizado, é o preso da inesperiencia.

  3. Seria cômico se não fosse trágico. O colunista deveria falar com alguém que tem 5/5 do curso do direito e uma carteira da Ordem.
    Os proprietários têm um júri em vista, precisam angariar um pouco de simpatia. No eventual depoimento não dirão nada diferente do que já disseram. Nada que não possam provar. E, principalmente, nada que implique em adiantar estratégia de defesa.

  4. Sinuca de bico é pouco.
    Vivem fora da realidade, enclausurados em seus gabinetes, cercado de puxa-sacos que só dizem o que eles querem ouvir..
    Haja visto o síndico que mudou-se para um palacinho.
    Ego, muito Ego.
    Deviam seguir áquela: “Caldo de galinha,café quente e Humildade só faz bem”.
    Estão metidos que nem rato em guampa, com à devida, consideração ao Rato

  5. Uma coisa é certa: essa CPI fajuta fará TUDO QUE PUDER pra dificultar a busca da verdade, afinal foi pra isso que ela foi criada.
    Outra coisa bem certa: devemos DESCONFIAR DA CPI SEMPRE, mesmo quando ela porventura agir corretamente, pois o acobertamento faz parte de sua natureza, mais ou menos como naquela parábola africana do sapo e o escorpião.
    Alás, pra quem não a conhece, lá vai.
    O Sapo e o Escorpião
    Certa vez, um escorpião aproximou-se de um sapo que estava na beira de um rio.
    O escorpião vinha fazer um pedido:
    “Sapinho, você poderia me carregar até a outra margem deste rio tão largo?”
    O sapo respondeu: “Só se eu fosse tolo! Você vai me picar, eu vou ficar paralisado e vou afundar.”
    Disse o escorpião: “Isso é ridículo! Se eu o picasse, ambos afundaríamos.”
    Confiando na lógica do escorpião, o sapo concordou e levou o escorpião nas costas, enquanto nadava para atravessar o rio.
    No meio do rio, o escorpião cravou seu ferrão no sapo.
    Atingido pelo veneno, e já começando a afundar, o sapo voltou-se para o escorpião e perguntou: “Por quê? Por quê?”
    E o escorpião respondeu: “Por que sou um escorpião e essa é a minha natureza.”
    Os integrantes da CPI estão dispostos a afundar no lago da política junto com o Xirme.
    Além do mais, a relatora da CPI, a “operadora do direito” Sandra Rebelato (que certamente não se rebelará), sempre poderá, usando as manhas do direito, dar um jeitinho e “desincluir” do relatório tudo aquilo que for “desconveniente” ao esclarecimento cabal dos fatos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo