AssembleiaEstadoPolíticaTransporte

É A FERROVIA. Tarso recebe a Frente Parlamentar. Obra deverá andar mais rápido do que se pode supor

No encontro com Tarso, parlamentares e o governador debateram mobilização pela obra
No encontro com Tarso, parlamentares e o governador debateram mobilização pela obra

Ao contrário do que alguns poderiam imaginar, a ferrovia Norte-Sul, que ligará Belém (PA) a Rio Grande, deve andar rápido. Inclusive porque se imagina estar pronto em abril do próximo ano o Estudo de Viabilidade. Depois, os editais, que serão perlo regime diferenciado, o que garante muito maior agilidade.

Isso foi dito hoje em reunião do governador Tarso Genro com os deputados que fazem parte da Frente Parlamentar em Defesa do Transporte Ferroviário. Mas, e o que mais se tratou no encontro, que interessa diretamente a Santa Maria? Confira no material produzido pela assessoria de imprensa do deputado Valdeci Oliveira, um dos integrantes do grupo. O texto e a foto são de Tiago Machado. A seguir:

Governador se reúne com Frente Parlamentar das Ferrovias

O governador Tarso Genro recebeu, no final da tarde desta terça (28), no Palácio Piratini, os deputados que integram a Frente Parlamentar em Defesa do Transporte Ferroviário para discutir a mobilização do Estado pela implantação da Ferrovia Norte-Sul. Integrante da Frente, o deputado Valdeci Oliveira (PT) participou do encontro junto com outros 13 parlamentares de diferentes partidos. O governador confirmou aos deputados que o ministro dos Transportes, César Borges, estará em Porto Alegre, no próximo dia 28 de junho, para discutir a Ferrovia Norte-Sul.

Em virtude da confirmação da agenda, o governador e a Frente Parlamentar definiram a elaboração de um documento conjunto, subscrito por autoridades públicas e lideranças dos setores empresarial e produtivo gaúchos, para ser entregue ao ministro manifestando apoio coletivo à implantação do nova ferrovia no Estado.

Na primeira semana de junho será realizada uma reunião preparatória à vinda do ministro, que reunirá deputados e secretários estaduais e terá coordenação do secretário estadual de Desenvolvimento, Mauro Knijnick. “Cada região quer estar incluída no traçado da ferrovia. Isto é legítimo e tem de ser discutido. Mas certamente o mais importante é contemplar o desenvolvimento sócio-econômico do Estado como um todo”, disse o governador.

De acordo com o secretário estadual de Infraestrutura, Caleb de Oliveira, em abril de 2014, será concluído pelo governo federal o Estudo de Viabilidade que está em andamento e que servirá de base para definir o traçado da Norte-Sul, que vai ligar Belém, no Pará, ao Porto de Rio Grande, no Rio Grande do Sul. “Após a conclusão do estudo, serão feitas as licitações do projeto técnico da rodovia e da obra. Como serão (as licitações) através de Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC), o andamento será bastante agilizado”, explicou.

O deputado Valdeci Oliveira vai contribuir na elaboração do documento e participará da agenda com o ministro. “É um tema que interessa muito a região Central do Estado e, portanto, vamos acompanhar até o fim. Muito importante essa união de esforços entre o governo do Estado e o conjunto dos deputados”, disse ele. No próximo dia 14 de junho, por proposição de Valdeci, será realizada audiência pública na Câmara de Vereadores de Santa Maria para discutir o tema da Ferrovia Norte-Sul.” 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo