EconomiaSanta MariaTecnologia

ECONOMIA. Agência de Desenvolvimento articula e empresários espanhois vêm conhecer o Tecnoparque

Dirigentes da Tecnobit, organização espanhola que desenvolve sistemas de tecnologia avançada nos setores de defesa e segurança, entre vários outros, estiveram hoje na cidade, numa articulação da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria.

Aqui, afora reuniões de apresentação, os espanhois foram ao Tecnoparque, onde conheceram e conversaram com os gestores. A visita terminou em almoço, este com a presença do prefeito Cezar Schirmer.

Mas, afinal, do que trataram e por que vieram? Acompanhe no material produzido e distribuído pela assessoria de comunicação da Adesm. O texto é de Marielle Flôres. A seguir:

Empresários espanhóis realizam visita ao Tecnoparque

Aconteceu na manhã desta quinta-feira, 23, uma reunião entre empresários espanhóis e os representantes do Santa Maria Tecnoparque. O encontro, que aconteceu na sede da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria, foi articulado e conduzido pela ADESM e teve como objetivo principal apresentar as potencialidades do Município e as instalações do Parque Tecnológico para uma possível instalação de uma empresa espanhola no local.

Da Tecnobit, organização desenvolvedora de sistemas de tecnologia avançada nos setores de defesa, segurança, espaço, telecomunicações e transportes, participaram o Diretor Executivo das Américas (CEO), Carlos Hernández Medel, o Diretor de Simulação e Suporte, Ángel Suárez Lasierra, e os Chefes de Projeto Julian Gutierrez e Carolina León. Pelo Santa Maria Tecnoparque, estiverem presentes a presidente, Nilza Zampieri, o diretor Vilson Serro – também presidente da ADESM, e o gestor Cristiano Silveira. O Superintendente Executivo da ADESM, Diogo De Gregori, foi responsável por conduzir o encontro.

Na reunião, que teve início na sede da Agência de Desenvolvimento, De Gregori realizou uma breve apresentação do Município e, logo em seguida apresentou o projeto do Parque Tecnológico. Dentre os tópicos apresentados, foi destacado o grande número de profissionais da área de tecnologia que se formam em Santa Maria nos cursos profissionalizantes, técnicos e também superiores disponíveis na cidade.

Segundo Cristiano Silveira, os profissionais santa-marienses são bastante qualificados, mas acabam não permanecendo aqui por não encontrarem oportunidade de se estabelecerem e crescerem profissionalmente.

Visita ao Parque

O segundo momento da manhã foi marcado pela visita ao Parque Tecnológico. O projeto, que já havia surpreendido os empresários motivou a ida até o local. As instalações do Bloco 1, que já estão praticamente concluídas, chamaram a atenção dos visitantes que fizeram registros fotográficos dos ambientes.

Conduzidos por Nilza Zampieri e Vilson Serro, os espanhóis fizeram alguns questionamentos sobre as instalações elétricas e a velocidade da internet que será disponibilizada no local:

– Contaremos com internet com velocidade de 1 GB e a subestação de energia elétrica fica logo ao lado do Parque – explicou Zampieri.

Seguindo a agenda proposta pela ADESM, o grupo se dirigiu para o Gabinete do Prefeito, no prédio da Sociedade União dos Caixeiros Viajantes – SUCV, onde participou de uma reunião com o prefeito Cezar Schirmer.

Na ocasião, Schirmer agradeceu pela visita e destacou alguns potenciais da cidade:

– Formamos inúmeros profissionais aqui, por isso a conclusão do parque é prioridade do governo. Queremos transformar conhecimento em PIB.

Para o diretor da ADESM e do Santa Maria Tecnoparque, Vilson Serro, o primeiro passo é colocar o parque em funcionamento e instalar as empresas:

– Com tudo funcionando, iremos projetar futuras ampliações, de acordo com o desenvolvimento e o crescimento dos empreendimentos que se instalarem no local.

Para Carlos Hernández Medel, o importante é que “o Parque já é uma realidade”:

– A presença de um Parque Tecnológico mostra que Santa Maria é uma cidade inovadora e empreendedora.

Conforme Serro, a Tecnobit contempla inúmeros fatores que contribuem para o desenvolvimento de Santa Maria:

– A instalação da empresa espanhola no Tecnoparque reafirma a vocação de Santa Maria no setor de conhecimento, tecnologia e defesa. A vinda da Tecnobit certamente daria um grande impulso no desenvolvimento do Município.

Após a reunião, os empresários seguiram para um almoço com o Prefeito Municipal, os representantes do Parque e da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria.”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo