NA CÂMARA. O dia é próprio pra debater. Os temas? Ora, CPI da Kiss e reforma administrativa de Schirmer
Sem Ordem do Dia (como você leu há pouco, na “Luneta Eletrônica”) conhecida com antecipação, a tendência, para esta quinta-feira pós-feriado é que os vereadores da comuna tenham tempo de sobra para debater. Ou “parlar”,como indica a etimologia do vocábulo “parlamento”.
Os temas possíveis, além da inevitável prestação de contas do assistencialismo de uns e outros (sim, haverá de ter corte de cabelo em algum lugar neste final de semana), são a CPI da Kiss e a Reforma Administrativa. Uma só tem reunião na próxima semana. Outro começa a tramitar pelas comissões, ainda sem data marcada.
A tendência, no caso da reorganização do governo, é a aprovação unânime. É da tradição do Legislativo garantir as condições legais para a governabilidade. Isso não deverá mudar. O que não significa a possibilidade de discussão – inclusive sobre os efeitos junto à comunidade. Claro que os governistas enaltecerão (é assim que se faz), especialmente a propalada redução dos Cargos de Confiança (ainda que estejam de olho neles). E os oposicionistas duvidarão das intenções e, quem sabe, embora isso talvez seja pedir demais das oposições santa-marienses desde duas ou três legislaturas atrás, questionarão alguns pontos.
Já em relação à CPI da Kiss, os edis têm normalmente calado nas sessões plenárias. Mas talvez seja o caso de tratar disso, inclusive para a TV Câmara. Afinal, há dois depoimentos muito aguardados por uns e outros. Um deles não deverá ser acatado. Ou alguém acredita que os integrantes governistas da Comissão permitirão que o prefeito Cezar Schirmer, sujeito às perguntas da oposição e dos representantes das vítimas? Outro tende a ser acolhido. Inclusive porque há questões a ser esclarecidas. No caso, pela procuradora Anny Desconzi – isso depois do DEPOIMENTO de Miguel Passini, na última terça-feira.
Enfim, pode haver um bom exercício da politica na sessão desta quinta. Pode. Mas…
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.