Concorrentes ocupam vazio deixado pela Varig
A situação é exatamente essa: por conta da crise, e da lenta agonia que faz parte de sua rotina há muuuuito tempo, a Varig, pioneira da aviação comercial brasileira, orgulho dos gaúchos, às vésperas de completar 80 anos (nasceu em 1927), perde cada vez mais espaço para seus concorrentes.
Diga-se que isso se deve à sua precariedade, combinada com a capacidade e competência da concorrência e, vai-se saber, uma série de outros fatores. Em todo caso, a Varig deixou de voar em 37 rotas 15 das quais para o exterior. E o espaço foi sendo, aos poucos, devidamente ocupado por TAM, OceanAir, BRA e Gol. Isso, claro, nas rotas domésticas. Já nos destinos internacionais a situação é mais complicada.
Confira mais detalhes, em reportagem publicada agora de manhã no Invertia, o site de notícias econômicas alojado no portal Terra:
Crise já fez Varig cancelar 37 rotas
A séria crise financeira pela qual atravessa a Varig deixou a empresa sem recursos para pagar pela manutenção de parte de sua frota e pelos contratos de leasing de suas aeronaves. Com essa longa agonia, a empresa teve que interromper as rotas menos rentáveis. Apenas nos últimos 12 meses, foram 37 destinos suspensos, 15 deles internacionais.
Com esse “vazio” no mercado, as rotas domésticas vêm sendo supridas por outras empresas, como TAM, Gol, OceanAir e BRA. Mas, no caso dos vôos internacionais, o problema é maior, o que reduziu o número de vôos diários partindo do Brasil em direção ao exterior.
Hoje a Varig opera apenas 14 rotas domésticas, segundo o consultor especializado Paulo Bittencourt, ouvido pelo jornal Folha de S. Paulo, o que dá à empresa apenas 12,8% desse mercado, ante 25,9% em junho do ano passado. Entre as cidades com rotas canceladas pela Varig, estão Porto Seguro, Belo Horizonte, Maceió e Natal. Na maioria dos casos, as cidades estão sendo atendidas por TAM e Gol.
Assembléia de credores
Uma assembléia de credores da Varig deve ser convocada nesta segunda-feira pela Justiça do Rio de Janeiro. O encontro vai avaliar, possivelmente no dia 10 de julho, a proposta de compra da…
SE DESEJAR ler mais reportagens sobre a situação atual da Varig, inclusive um histórico da empresa, pode fazê-lo acessando a página de economia do Portal Terra na internet, no endereço http://br.invertia.com/canales/.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.