PÓS-TRAGÉDIA. Universidade britânica, num efeito colateral do bem, leva estudantes daqui para Leicester
Os beneficiados pela instituição da Inglaterra são 10 alunos da UFSM. Saiba como eles foram classificados, quando, onde e o que farão na terra da Rainha, no material produzido pela assessoria de comunicação da universidade. A seguir:
“Comovida com a tragédia da Kiss, universidade inglesa levará estudantes da UFSM para missão acadêmica
A manhã desta quarta-feira (15) reservou uma ótima surpresa para 10 acadêmicos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Eles foram sorteados para uma missão acadêmica na Universidade de Montfort, Inglaterra, com todas as despesas pagas. Exatos 5.917 alunos – mais de 20% do total de matriculados na instituição – inscreveram-se para o sorteio eletrônico, que ocorreu às 9h30, no Espaço Multiuso, no Campus.
A iniciativa solidária após a tragédia da Kiss foi manifestada por meio de convite do vice-chanceler da instituição inglesa, Dominic Shellard. “Entendemos que a oportunidade deveria ser oferecida a todos os alunos, de cursos presenciais e EaD”, relatou o reitor, Felipe Müller, que acompanhou o sorteio. Em inglês, ele agradeceu à Universidade de Montfort pela oportunidade. O sorteio foi transmitido via multiweb e acompanhado por representantes daquela instituição.
Sediada em Leicester, a Universidade de Montfort costuma oferecer missões acadêmicas para universidades de cidades atingidas por tragédias em todo o mundo. A oportunidade disponibilizada à UFSM também foi oferecida a instituições de cidades japonesas atingidas por tsunamis, por exemplo.
O estudante do 4º semestre de Zootecnia Silvandro Tonetto de Freitas, 23 anos, ficou sabendo que havia sido um dos sorteados por mensagem de celular enviada por uma amiga. Mas só vibrou mesmo quando certificou-se que seu nome estava entre os 10 primeiros. “Fiquei muito faceiro. Sempre é bom conhecer novas culturas”, afirmou. Silvandro integra o grupo de apadrinhamento de intercambistas da UFSM. No momento, ele apadrinha uma universitária inglesa.
Os alunos sorteados terão até 20 de maio para confirmar participação na missão e até 21 de junho para apresentação dos documentos necessários à viagem. Também foram sorteados 20 suplentes, que serão chamados se abrir vaga.
A viagem será realizada de 15 a 23 de outubro. O grupo de alunos deverá ser acompanhado pelo reitor. A universidade inglesa irá custear as despesas aéreas e de hospedagem. Já o translado até o aeroporto de Porto Alegre e o seguro internacional serão bancados pela UFSM.
A assistente do Gabinete do Reitor e assessora substituta de Relações Internacionais, Liliane Gontan Timm Della Mea, relata que há cerca de 10 oportunidades de mobilidade acadêmica internacional oferecidas pela UFSM neste semestre. A novidade é um convênio com o Instituto Superior de Bragança, Portugal. Também há inúmeras possibilidades de intercâmbio por meio do programa Ciência Sem Fronteiras, do governo federal.
Lista dos 10 sorteados:
MATEUS SCHMIDT – Física – Bacharelado
MARTA RODRIGUES DA ROCHA – PG Engenharia Agrícola – Doutorado
JAQUELINE ARBOIT – Curso de Enfermagem/CESNORS/PM
SILVANDRO TONETTO DE FREITAS – Zootecnia
ROBSON SALDANHA MARTINS – Enfermagem
DANIELE ROSA CARVALHO – Serviço Social – Bacharelado (Noturno)
ROSANE SERPA – CAFW – Informática para Internet/Distância/Trindade do Sul/RS
DÉBORA SILVA DE OLIVEIRA – Terapia Ocupacional
BRUNO RAPHAEL CAVALCANTE MADUREIRO Direito – Noturno
INARI JARDANI FRATON – Comunicação Social – Produção Editorial”
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.