EducaçãoUFSM

PROFITECS. Duas centenas de alunos e 70 docentes expuseram na 1ª Mostra do Ensino Médio Politécnico

Espaço do ensino médio politécnico, usado pela 8ª CRE, que mostrou trabalhos das escolas
Espaço do ensino médio politécnico, usado pela 8ª CRE, que mostrou trabalhos das escolas

Como atividade simultânea à Profitecs (Mostra Integrada de Profissões, Tecnologias, Cultura e Relações Comunitárias), que encerra daqui a pouco no campus da UFSM, em Camobi, aconteceu a 1ª Mostra do Ensino Médio Politécnico. A avaliação dos organizadores, da 8ª Coordenadoria Regional de Educação, é positiva.

Houve a participação de escolas não apenas de Santa Maria, como mostra material produzido pela assessoria de comunicação da 8ª CRE. O texto é de Vivian Jorge, com foto de Luiz H. Oliveira. Acompanhe:

1ª Mostra do Ensino Médio Politécnico encerra com resultados positivos

Encerrou nesta sexta-feira (24), 1ª Mostra do Ensino Médio Politécnico: Experiências do Seminário Integrado nas escolas da 8ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) na PROFITECS. Desde a última quinta-feira (23), cerca de 200 alunos e 70 professores, expuseram as atividades elaboradas no ano de 2012 com os primeiros anos da rede estadual.

Foram 50 trabalhos, com os mais diferentes temas, tais como prevenção contra drogas, meio ambiente, trabalho e educação, sustentabilidade, gravidez na adolescência, reciclagem, violência, influência da mídia, alimentação, entre outros. A Mostra foi proposta através de um projeto do Setor Pedagógico da 8ª CRE, enviado a Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

Com o auxílio da pesquisa sócio antropológica, que tem por objetivo a reflexão sobre o contexto da comunidade escolar e sua transformação em práticas pedagógicas. Os estudantes puderam conhecer bem os assuntos abordados, averiguando fatos e entrevistando fontes específicas.

Um dos exemplos é a Escola São Vicente, do município de São Vicente do Sul. Segundo a coordenadora do projeto e professora da disciplina de História, Debora Brum Silveira, o trabalho proposto foi Moda e Simplicidade, na ocasião, participaram 12 alunos que estudaram sobre moda, tecidos, designer, produziram roupas e ainda um desfile na própria instituição de ensino. Para Lucas Brondani dos Santos, atualmente aluno do 2º ano, nunca tinha levado a ideia de desenhar e produzir um desfile para o colégio. “Trabalhamos com peças como TNT e paetê, a professora achou interessante e resolvemos fazer o projeto. Ele deu certo, e hoje me inspirou para trabalhar com moda futuramente”, ressalta. 

Outra instituição que abordou o tema reciclagem e meio ambiente foi E.E.E.M Pe. Pedro Marcelino Copetti, localizada em Ivorá.  Conforme a diretora, Eloisa Kneipp, dentro da proposta de fazer o projeto com a partir da pesquisa sócio antropológica, as famílias dos próprios alunos foram abordadas e colocaram como preocupação principal o tema meio ambiente.

Dentro desta problemática, a escola pensou em desenvolver atividades com mais práticas mais lúdicas para que os alunos pudessem desenvolver o próprio projeto. “Ivorá é um município pequeno então resolvemos fazer um trabalho que poderia gerar renda, como por exemplo, artesanato. Foram cinco alunos envolvidos, que trabalharam as ações e comportamentos quanto o mundo ambiental”, conclui Eloísa.

A mostra foi bem aceita e elogiada por professores, visitantes e coordenação da feira, que se propõem já a 2ª edição no ano de 2014, conforme o coordenador do Setor Pedagógico da 8ª CRE, Rogier de Menezes.”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo