EducaçãoUFSM

PROFITECS. Shows estão entre as atrações, no dia final do evento que já levou mais de 15 mil ao campus

Sete mil visitantes na quinta, outros nove mil nesta sexta. Esse é o número de visitantes estimados pela organização da 3ª Mostra Integrada de Profissões, Tecnologias, Cultura e Relações Comunitárias (Profitecs). A antiga Mostra das Profissões chama a atenção da comunidade escolar, especialmente dos que pretendem, logo, virar calouro na UFSM.

E o evento, que encerra neste sábado, traz um punhado de shows, por exemplo, entre outras atrações. Para saber mais, inclusive do que aconteceu nesta sexta, confira material produzido pela assessoria de imprensa da UFSM. A seguir:

3ª Profitecs chega ao fim neste sábado com inúmeras atrações

Aproximadamente nove mil pessoas visitaram o Centro de Eventos da Universidade Federal de Santa Maria no segundo dia da 3ª Mostra Integrada de Profissões, Tecnologias, Cultura e Relações Comunitárias (Profitecs). Até o momento, 188 escolas já marcaram presença.

A expectativa é grande para este sábado (25), último dia do evento. Além das mostras e atrações da Profitecs, shows como os de Vitor Caprioli, Ana Negrello, Pylla e banda C14 e as bandas Brisocks, Old Bikers e Casaco Marrom, devem atrair grande público. Também estão previstos desfiles da Associação de Veículos Antigos de Santa Maria e de motociclistas dos Gaudérios do Asfalto. A visitação será das 9h às 20h. A entrada é gratuita.

 3ª Profitecs discute mudanças no ensino médio

O ensino médio politécnico esteve em debate na 3ª Profitecs na manhã desta sexta-feira (24) com o evento Diálogos da Educação, promovido pela UFSM e Secretaria de Educação do Estado, por meio da 8ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE).

Segundo o pró-reitor de Graduação, Orlando Fonseca, foi o início de um diálogo entre a graduação e a extensão da UFSM com a 8ª CRE para estabelecer uma agenda comum no sentido de pensar um ensino politécnico, a partir das mudanças previstas para o ensino médio no Rio Grande do Sul. “A universidade, na formação de professores, precisa ter uma perspectiva multidisciplinar”, afirmou.

A professora Cleonice Tomazetti, da Coordenação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino (Cade), ligada à Pró-reitoria de Graduação, ressaltou que o processo de reformulação do ensino médio requer a inovação na formação de professores. Programas desenvolvidos pela UFSM para incentivar a docência foram citados. Mesmo assim, os cursos de licenciaturas ainda registram índices elevados de evasão.

Casa Popular Eficiente atrai atenções

Diversas iniciativas desenvolvidas na UFSM com foco na sustentabilidade têm destaque na 3ª Profitecs. Uma delas é a Casa Popular Eficiente, projeto que tem como meta viabilizar a construção de uma residência com tecnologias sustentáveis voltada à população carente, com baixo custo.

O projeto é pioneiro no Estado devido à abrangência: não só os materiais são alternativos (exemplo são os tijolos de solo cimento), mas também há soluções sustentáveis, como o aproveitamento do vento, da vegetação, das águas da chuva e o aquecimento solar da água do chuveiro. Segundo o professor do Departamento de Estruturas e Construção Civil Marcos Alberto Oss Vaghetti, o custo de uma casa de 55 metros quadrados pode chegar a R$ 40 mil. “É um projeto que alia interesse social e benefícios ao ambiente”, avalia o professor.

Mais informações sobre a 3ª Profitecs podem ser conferidas no site ufsm.br/profitecs.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo