TRABALHO. Ainda não há percentual para docentes e municipários. Reajuste salarial? Apenas lá por junho
Uma reunião entre lideranças sindicais docentes e o prefeito Cezar Schirmer, no início da noite desta segunda, no Palacete da SUCV, esteve longe de ser conclusiva. Enfim, não há nada definido sobre o reajuste anual da categoria (e também dos demais servidores da comuna). A explicação: inexistem, ainda, dados finais sobre a arrecadação municipal nos primeiros quatro meses do ano – não obstante o torniquete colocado sobre os gastos.
A administração alega, ainda que possa se utilizar de outras expressões, estar emparedada pela Lei de Responsabilidade Fiscal. 2012 terminou com a Prefeitura muito acima do limite prudencial para gasto com pessoal. Foram 54,25% ano passado, e a lei prevê 51%. Do ponto de vista do Executivo, ainda há dúvidas se o percentual baixou, agora, no primeiro quadrimestre.
De todo modo, ainda que não se tenha dito, prevalece o que você já leu aqui, com exclusividade, há coisa de duas semanas: dificilmente o reajuste passará, para todos, dos 6%. E ainda assim muito provavelmente em mais de uma parcela e a partir de 1° de junho. Também não há qualquer previsão da atualização (retroativa a janeiro) do piso nacional do magistério, um dos orgulhos ostentados por Schirmer durante a campanha eleitoral.
Há já uma nova reunião agendada para a próxima terça-feira, dia 29. Talvez, então, se tenha um percentual. E apenas depois, como o editor conferiu agora à noite, com a Direção do Sindicato dos Professores, uma nova assembleia da categoria será marcada. E daí…
É pode ser …talvez…ainda não sei…vamos ver,…talvez Junho..ou então ..quem sabe Julho..e ai então..poderei fazer uma reposição.Piso Nacional????? fica para…