CidadaniaCongressoEstadoMídiaPolítica

17/6/2013. Protestos nas ruas, a perplexidade da mídia e os estúpidos que comprometem uma ação legítima

Manifestantes e policiais, em frente ao Congresso, que seria “tomado” logo em seguida...
Manifestantes e policiais em frente ao Congresso, que seria “tomado” logo em seguida…

Este texto desconsiderará os estúpidos que deram razão aos conservadores. Minoria, por certo. Mas eficientes na tarefa de facilitar a desqualificação de um movimento que tem, na juventude, o seu motor, e no coração dela a emoção necessária ao momento histórico. Desses energúmenos deixo que se encarreguem os de sempre.

Também não se trata, aqui, do registro factual. Que se pode ter, ao vivo, nas redes sociais, especialmente no feicebuqui. E também em vários canais de TV. E sobre ele você encontrará, lá embaixo, “link” que poderá permitir uma visão (distorcida ou não, mas próxima aos fatos) do que aconteceu nesse 17 de junho de 2013 em um punhado de capitais brasileiras – com destaque para São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Brasília, não necessariamente nesta ordem.

Aqui, o que proponho é outra coisa. Uma discussão, da qual apenas vou colocar um ou outro ponto, torcendo para que o leitor possa interagir (se quiser, obviamente). Se trata do comportamento absolutamente perplexo da mídia tradicional nativa, com o que parece ser (e provavelmente seja) algo absolutamente desprovido de conteúdo partidário (exceto os alinhados com o trotisquismo, que, até por nanicos, são barulhentos).

O diabo é que está difícil aos veículos grandões, chavões de baderna a parte, encontrar um alvo. Afinal, imaginam os opinionistas de plantão em emissoras de rádio e televisão, o protesto não se dirige ao partido A, B ou Z, senão que a todos eles e à prática política recente no país.

Qual o alvo a ser atingido? Sim, porque eles sempre têm um na mira, dependendo da hora e do momento – afora os “vilões” de sempre, que o editor se recusa a dizer, por óbvios que são.

Mas, e tentando ser ecumênico, como responsabilizar o PT, por exemplo, se os governadores de São Paulo e do Rio de Janeiro são dos “amigos” do PSDB e do PMDB, respectivamente, cujas polícias não pouparam cassetete nem balas de borracha?

Como responsabilizar o PMDB e o PSDB, se as polícias gaúcha e brasiliense são controladas pelo PT? Como imputar ao PDT, em Porto Alegre, culpa, se no Rio de Janeiro, por exemplo, eles estão do outro lado? E por aí vai. Você encontrará argumentos para bombardear qualquer partido desses e mais alguns outros, aliados destes. Se quiser.

Daí que se percebe uma notável perplexidade. Afinal, pensarão os que mandam na mídia tradicional, “atiramos pra que lado, se o tiro pode cair no meu pé”? E sabe por que isso acontece? Simples: os veículos eletrônicos são concessão pública, mas os concessionários os tratam como propriedade exclusiva sua e existem para defender os seeeus interesses.

Daí decorrem as imperfeições óbvias da análise. Quando não há culpado e todos são culpados, tudo ao mesmo tempo, então está na hora de “discutir a relação”. Do contrário, leitores, ouvintes, telespectadores se mandarão. Aliás, isso já está acontecendo. Só eles que não se deram conta, perplexos que estão diante das novidades advindas do meio digital. Quando acontecer, estarão fora do mercado. Simples assim. Ou complicado assim. Você decide!

EM TEMPO: na opinião deste editor, a melhor cobertura AO VIVO dos eventos desta segunda, e que ainda não terminaram, estão no portal Terra. Você pode acompanhar (e ter boa ideia do que aconteceu), clicando AQUI.

AS FOTOS que ilustram esta nota são de Marcello Casal Jr, da Agência Brasil.

...numa ação sem confronto, exceto o das palavas de ordem. E a mídia procura “inimigos”
…numa ação sem confronto, exceto o das palavas de ordem. E a mídia procura “inimigos”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

7 Comentários

  1. Infelismente a presidente Dilma, tem que aproveitar bem seu ultimos anos de mandato, pois trazer copa do mundo, construir estadios onde não tem nem time amador, gastar essa barbaridade de dinheiro, num Brasil que a saúde educação segurança, não existe, quantos hospitais e quantos presidios dava para construir com esse dinheiro gasto nestes estadios, portanto que planta espinho não pode colher rosa, agora é tarde, faz tempo que eu vinha alertando, posso até ser o que muitos falavam, mais não sou sego.

  2. Estou a favor de todos os brasileiros,que lutam pelo seus direitos e espero que essa luta não seja em vão!!!
    vamos lá Brasil…O GIGANTE ACORDOUU;

  3. O mundo muda e os analistas tentam encaixar as novidades em teorias antigas.
    Audiencia cai e o dinheiro da publicidade sai dos meios tradicionais e vai para a web.
    Protestos são um balaio de gatos. Participantes são do movimento passe livre em SP, sou da paz no RJ,verdes contra derrubadas de árvores em POA, anarquistas, punks, Juntos com o PSOL, PSTU, descontentes em geral e até arruaceiros.

  4. Como começou o movimento que se chamou de caras pintadas? Bem, me parece que algo do gênero está começando. O diferencial é que se vê pessoas de todas as faixas etárias participando e assim como todas as cores partidárias. O pano de fundo é a corrupção e os gastos excessivos da copa, que no fundo eles sabem que ai está mais uma fonte de desvios de dinheiro publico. O aumento das passagens é claro que movimenta principalmente os estudantes mas acredito que o grande movimento é contra os desmandos de governos, sejam eles municipais, estaduais ou federal. Falta dinheiro pra saúde, enquanto gastos astronômicos estão sendo feito para a copa e assim vai.

  5. Vivemos no Brasil sob a “ditadura” de um único grupo midiático. Vários já tentaram abocanhar parte, mas quebraram os dentes. Parece que porém, a classe dos mais jovens escapou do domínio, e via redes sociais criou um universo paralelo, com dinâmica própria e o resultado estamos vendo: indignação geral, uma amostra de força, imprevisível. Tomara que o eco cheque até as urnas (e antes disso nas pesquisas). Um pouco de pânico político faz bem à democracia.

  6. Comentario de um sobrevivente da KISS.
    “Vou participar deste ato pela redução da tarifa,em vinte centavos.Porem, espero que participem do protesto contra a impunidade, do poder publico, de 242 óbitos. Estava la,escapei por um triz, perdi um grande amigo e não existem culpados????”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo