CidadaniaCongressoPolíticaSegurança

BELICOSOS. Projeto, na Câmara dos Deputados, torna letra morta o “Estatuto do Desarmamento”

O caminho é longo e não falta polêmica, entre os parlamentares e na própria sociedade. Este sítio, inclusive, tem sua posição: é contra qualquer mudança no Estatuto do Desarmamento – exceto se for para ampliar as restrições às armas.

Mas, de todo modo, tramita na Câmara projeto de um deputado catarinense e que será votado, talvez ainda este mês, na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional. Depois, mais duas comissões permanentes no caminho, antes de chegar ao plenário.

Mesmo aprovada, dependerá, mais adiante, do Senado. Quer dizer, o percurso é longo. Mas está avançando, como mostra, hoje, o sítio especializado Congresso em Foco. A reportagem é de Mariana Haubert. A seguir:

Câmara estuda revogação do Estatuto do Desarmamento

Com o pretexto de atuar em cima de uma vacância legislativa, a Câmara estuda uma proposta que pode revogar o Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826/03), existente desde 2003 e que restringiu e dificultou a venda de armas para civis. Deputados preparam para colocar em pauta nas próximas semanas um projeto que visa facilitar a compra de armas no país para autodefesa na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado (CSPCCO) .

O artigo 35 do Estatuto do Desarmamento trazia a possibilidade de proibição total de compra e porte de armamento para civis. Para isso acontecer, era preciso fazer uma consulta à população. Em 2005, um referendo realizado em todo país manteve a possibilidade da venda de armas e munições no Brasil dentro das restrições previstas. Na época, 64% dos eleitores rejeitaram a restrição por completo.

De autoria do deputado Rogério Peninha Mendonça (PMDB-SC), o projeto visa facilitar a compra de armas no país para autodefesa. E faz isso ao enfraquecer a atual redação do Estatuto do Desarmamento. A lei prevê que, além de uma série de documentos, o interessado em…” 

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo