Eleições 2014PartidosPolítica

ELEIÇÕES 2016. Aécio quer “tirar” partidos de Dilma

A ideia do tucano Aécio Neves (que, com as dificuldades de Eduardo Campos, do PSB, e da quase inevitável inviabilidade de Marina Silva) é desidratar a coligação que se forma em torno da petista Dilma Rousseff.

O objetivo, que começa a ser perseguido, é obter a adesão de partidos aliados do governo e do PT. Se não der para cooptá-los, já serve colocá-los em posição de independência, o que impediria a soma dos tempos deles no trololó eletrônico.

Os alvos são, especialmente, PTB, PP e PDT, mas também há namoro com setores do PMDB, como mostra o jornal O Estado de São Paulo, em sua edição desta segunda-feira. A reportagem é de Julia Duailibi. A seguir:

Aécio inicia ‘caçada’ na coalizão de Dilma

A insatisfação de partidos da base aliada com o governo da presidente Dilma Rousseff levou o PSDB a sair à caça de legendas aliadas ao Palácio do Planalto com o objetivo de montar palanques para a provável candidatura do senador Aécio Neves (MG) à Presidência da República em 2014.

Nas últimas semanas, os tucanos, entre os quais Aécio, intensificaram as conversas com “aliados” de Dilma, cortejando parlamentares, presidentes de partidos e governadores. O alvo são siglas como PMDB, PP, PTB, PSD e PDT, que têm em comum a afinidade com o governo do PT e com administrações tucanas pelo País.

A ideia é aproveitar o momento de desgate entre base e governo e abrir negociações que, se bem-sucedidas, evitariam o apoio formal de alguns desses partidos a Dilma – e, por tabela, desidratariam os minutos da petista no horário eleitoral na TV.

As conversas ainda estão embrionárias, já que o cenário tende a mudar até junho de 2014, quando há convenções, mas a estratégia já foi definida. Os tucanos farão concessões em Estados de modo a apresentar a aliados de Dilma “argumentos” para que, pelo menos, declarem independência. Um levantamento sobre potenciais alianças em todo o País foi encomendado ao…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo