CongressoEstadoPolítica

EM DEBATE. Senado pode votar lei que define regras para distribuição de troco a Estados. Mas não apenas

No macro, provavelmente a questão da distribuição do troco da União para os Estados é a principal. Afinal, mexe diretamente com a economia e a própria viabilidade econômica das unidades da Federação.

No entanto, outro tema também é mobilizador: a lei que estabelece as regras para a criação de novos municípios, o que pode interessar diretamente, inclusive, algums comunas aqui bem perto de nós.

Tudo isso se promete (cumprir já são outros quinhentos) votar nesta semana, no Congresso. Quem trata disso é a Agência Senado, na reportagem assinada por Marcello Larcher. Acompanhe:

Plenário deve votar recursos para estados e criação de municípios

O primeiro item da pauta na próxima semana no Plenário é o Projeto de Lei Complementar266/13, que define novas regras de divisão do Fundo de Participação dos Estados (FPE). Os líderes decidiram incluí-lo entre as urgências que devem ser votadas, mas isso não significa que a proposta deva ser aprovada ainda nessa semana, apenas que a discussão vai começar.

A proposta foi aprovada no Senado em abril, mas o relator na Câmara, deputado Júlio Cesar (PSD-PI), já identificou divergências em relação ao texto aprovado pelos senadores. Um deles é o critério de distribuição entre estados por menor “renda domiciliar”, que segundo o relator pode prejudicar estados mais pobres, onde as famílias são mais numerosas, o que distorceria esse critério…

Municípios
Adiado por duas semanas, dessa vez deve ser votado o Projeto de Lei Complementar (PLP) 416/08, que estabelece regras para a criação, a fusão e o desmembramento de municípios.

A votação do projeto estava inicialmente prevista para o último dia 14, mas a votação da matéria foi suspensa devido à votação da MP dos Portos (595/12). Como regulamenta a Constituição, um projeto de lei complementar precisa ser aprovado por mais da metade dos deputados, com no mínimo 257 votos…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo