PrefeituraSanta MariaTragédia

KISS. Prefeitura gasta R$ 50 mil para realizar festa junina na mesma praça em que há vigília de familiares

kiss seloHá uma preocupação, sim. Quem não estiver ciente dela, provavelmente mora noutro mundo. No do faz-de-conta. O fato é que realizar uma festa junina, com direito a quadrilha, elemento tão, digamos, eloquente, e que inclusive atravessa uma data tão significativa quanto o dia 27, parece, no mínimo (no mínimooooo) um risco de parecer uma provocação.

Mas, enfim, na mesma Praça onde há a vigília dos familiares das 242 vítimas mortas na tragédia de 27 de janeiro, acontece a Festa Junina promovida pela prefeitura e que tem patrocínio privado (ao que apurou o editor, é coisa de R$ 50 mil – sem falar na infraestrutura pública). Os detalhes do festerê, exceto seu custo, chegam através da Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura. A seguir:

A partir da próxima semana Saldanha Maria será palco da Festa Junina 2103. Decoração inicia segunda (17)

Junho é mês de homenagear, com festa, os santos padroeiros São João, São Pedro e Santo Antônio. Em todo o país são realizadas manifestações populares, os chamados “Arraiás Caipiras”, com muita dança, música, iguarias características e vestuário colorido da roça. Em Santa Maria não será diferente, de 20 a 30 deste mês será realizada a Festa Junina 2013- Arraial de Santa Maria, uma promoção da Prefeitura de Santa Maria, com realização da Câmara de Dirigentes Lojistas de Santa Maria, e patrocino da empresa Revita.

O palco da festa, que está na segunda edição, será a Praça Saldanha Marinho. A montagem da decoração inicia na próxima segunda-feira (17) e se estenderá até o Viaduto Evandro Bher e Shopping Independência. O local da festa será todo enfeitado com as tradicionais bandeirinhas de São João, portais de acesso, os estandartes dos três santos padroeiros, além dos adornos reciclados de garrafas pet, a exemplo do que acontece no Natal do Coração. Na Praça de Alimentação, o público poderá se deliciar com pipoca, quentão, pinhão, milho verde cozido, caldo de milho, rapadurinhas, tapioca, entrevero e churrasquinho, entre outras guloseimas.

Com a realização do evento, a prefeitura busca resgatar a popularidade destas festas e oferecer à comunidade uma oportunidade de lazer, cultura e convívio familiar, em um espaço central da cidade. A Festa Junina abrirá ao público no dia 20, com uma mostra do que ocorrerá durante todo o período. Nesta data iniciará as atividades da Rádio Arraial; a participação dos personagens caipiras “Miro Osmar, Mirna e Morna”, além da visita das escolas à festa. Às 19h, haverá “Bailinho”, com o Arraiá Trio e apresentação de quadrilhas. Às 20h30 será a vez da apresentação da banda Conversa Fora, com encerramento às 22h…”

PARA LER A ÍNTEGRA, INCLUSIVE COM A PROGRAMAÇÃO, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

22 Comentários

  1. Sou solidaria com a dor das familias mas nao podemos deixar santa maria viver so de dor esofrimento. es tive ano passado na festa de sao joao de santa maria ali na praca do centro e estava bem bonita. a cidade merece dar a volta por cima.

  2. senhor ildo ,felizmente não perdi nenhum parente ,mas concordo plenamente com o senhor. falta sensibilidade da prefeitura no mínimo.
    acho que o senhor deveria ser o presidente da associação e a dona carina.com todo o respeito ao sr aderbhal que ficou perdendo tempo com o livro do lauro Trevisan envez de mobilizar contra a prefeitura e estado.

  3. Solidária com os familiares de Santa Maria que perderam seus filhos no incêndio da boate Kiss. Deveriam refletir mais antes de fazer este evento. As feridas ainda não cicatrizaram o povo ainda sente a perda dos seus entes queridos. Haverá outras oportunidades para realização deste evento. Vamos respeitar a dor dos familiares. Se coloquem no lugar deles. E se com vocês? Compaixão é a dor do outro doendo em mim!!

  4. Primeiramente, todos sabemos que faz parte da campanha do Schirmer cuidar do lazer da cidade. Investir pesado em decorações natalinas, em arrumação da praça e coisas que enfeitem os olhos, algo bem prático e que estampa o seu “excelente” trabalho como prefeito. Não seria diferente com a festa junina. Sinceramente, até acredito que possa ser legal termos festa junina na cidade, mas AS CUSTAS DE QUE?? OU MELHOR DE QUEM???? E OUTRA, na mesma data do ocorrido da tragédia??? Isso é demais!!! PRA QUE SER NESTE MESMO DIA???

  5. Quando foi para dar aumento ao funcionalismo ,o Senhor da Casa Rosada,falou que não podia dar um aumento maior,porque a prefeitura encontrava-se com dificuldades financeiras.Estava operando acima do que é permitido pela Lei.E agora, de onde está saindo esta verba,para fazer este deboche com os familiares das vítimas da Kiss? Pelo menos que tivessem escolhido outro local,outra praça.Por isso que até na Espanha,este senhor recebeu protestos.

  6. Felizmente ainda temos senso de humanismo nesta cidade da para perceber pelos comentários aqui presentes nesta pagina pois de todos 1 ou 2 dois saem em defesa da falta de carácter dos administradores públicos que com a analogia de reviver a cidade tentam promover festas e outros eventos mas quem tem clima para isto só os de coração insensível pois como alguém pode não compartilhar da dor pela morte de 242 jovens? seria colocar-se fora do humanismo ou algo semelhante! já disse la na Câmara de vereadores para a presidente da CPI que todos os eventos que fosse realizados para este fim estaria eu lá com a foto de minha filha morta pela negligencia publica exposta, e quero ver que terá coragem de sorrir!estarei lá pode ter certeza!

  7. inacreditável /// isso ñ é falta de bom senso /// isso é falta de humanidade /// falta de princípios /// falta de respeito /// festa junina????????? /// q falta de sanidade /// vejam com o q se faz uma festa junina /// inacreditável /// lamantável /// dentro e fora do eixo /// de itaara para o mundo – inacreditável /// ñ posso estar lendo isso /// é irracional ///

  8. Percebo uma estranha analogia entre Santa Maria e a Roma Antiga: um grande incêndio e a política de PÃO E CIRCO!

    Bom, aqui depois de um grande incêndio teremos uma grande festa junina… Em Roma, para controlar possíveis manifestações por parte da população que passava por um período de fome, epidemias e violência, fora iniciado uma distribuição de alimentos e diversão gratuita. Hoje, ao invés das arenas repletas de gladiadores, temos esta campanha para “levantar a auto-estima” da cidade, inserções artísticas e a tal festa junina! Espero que nós sejamos mais espertos, teremos de pular mais esta fogueira e continuar a luta.

  9. Que absurdo e desrespeito. Deveriam cancelar neste ano. A Revita não é a empresa do lixo? Ela não recebe recursos públicos?

  10. festa junina nao faz parte da nossa cultura, é cópia de festa nordestina… qual elementos sao daqui do sul?
    dispensável

  11. Sobre a Festa Junina, gostaria de dizer que DOR e FÈ são coisas muito íntimas. É óbvio que os parentes das vítimas devem lutar pela reparação da tragédias que levou seus filhos e irmãos. Mas pretender imobilizar a vida, parar o vento, calar os pássaros, travar os costumes em nome de um luto que já mora mais nos corações deles do que na cidade, é pouco produtivo, um convite à hipocrisia. Lutem por justiça, não pela manutenção da tristeza. Santa Maria não é o túmulo da alegria. Foi palco da dor extrema, mas precisa seguir em frente. Festa junina é cultura, e esta tem sido pouco valorizada pelo Poder Público. Vamos deixar a prefeitura dar passagem à cultura, sim.

  12. A festa junina bancada com dinheiro público, sugere que várias quadrilhas da cidade participarão da festa.
    As quadrilhas já são conhecidas da população.
    Mas seria bom o Ministério Público verificar o patrocínio.
    Interessante também que para investigar, buscar os responsáveis pelo crime da Kiss a prefeitura e a câmara não se interessam.
    Mas por uma boa festa, sobra empenho.

  13. Angelo falo tudo ?tambem tem mais qual o interesse do patrocinio da empresa Revita.sera que é interesse do aumentodos pra mais 200 doneladas do lixo no aterro sanitario ??porque este patrocinio e onde esta MP ???Ta na hora de começar aver estes patrocinadores .é lindo quando as familias das vitimas e sobreviventes fazem manifestações é porque são desorteiros ou estão esagerando ,mas quando o gestor publico faz as coisas derespeitando familiares vitimas e sobreviventes ai a cidade tem que viver !
    Mas vamos ver o lado correto a vigilia dos familiares das vitimas ja faz um bom tempo que esta eslada na praça e por direito deve permanecer .isto que o Prefeitura esta fazendo é sim uma afronta, Insensibilidade, deboche e provocação a estas pessoas que ali estão na vigilia .
    Poque senhor Prefeito não colocou o Arraiás Caipira nagare aonde é centro de festas e fica a secretaria da cultura mostraria realmente que respeita a dor das familias e tambem faria o seu arraial pros seus ccs.!!!!!!dançarem a dança da cadeira e do cabo da vassoura !!!!! com pipoca e pião .!!!

  14. O que aconteceu aqui em Santa Maria chamais será esquecido, mesmo para quem não perdeu pessoas próximas o acontecido mexeu com todos nós, afinal somos seres humanos e como tal sofremos e choramos com a tragédia. Mas e os outros jovens que estão vivos cheios de saúde, será que eles na merecem terem uma programação diferente?, um divertimento, a nossa cidade precisa voltar a sorrir, e isso eu acredito que não seja nenhum tipo de afronta aos familiares, tenho certeza que essa não é a intenção,também tenho filhas adolescentes,entendo a dor desses pais, mas tenho muita fé em Deus, ele sabe de tudo e em suas mãos entrego todos os meus problemas.Precisamos dar uma chance pra nossa cidade voltar a viver,tenho certeza que esses anjos que se foram, estão num plano muito melhor que nós, precisamos deixa-los ir em paz.

  15. R$ 50.000,00 em que ? o som NÃO vai ser pago com este patrocinio,já esta licitado pelos cofres publicos,estrutura tambem, penso ter pessoas LUCRANDO ALTO com este patrocinio da REVITA, O que na VERDADE Sr. Claudemir a festa não custará somente os R$ 50.000,00, e sim, uns R$ 150.000,00 ( veja na transparencia publica), isso eu chamo de ABERRAÇÃO. E o Ministerio Publico ??? Gostaria MUITO de ver a prestação de contas deste patrocinio.

  16. afinal que falta de sensibilidade desta prefeitura .contra o livro do lauro Trevisan foi aquele auê,vamos ver contra isso se a associação fará algo ou se for contra a prefeitura eles ficam quietinhos.

  17. No meu ver a prefeitura perde uma chance de se aproximar dos familiares das vitimas ao invés de fazer festa que tal uma concentração de homenagens com atos ecumênicos e orações com organização partindo do poder publico.Festa bem ai….

  18. Agora, mais esta. Outro dia,comentei que este “pessoal” estava a beira da insanidade, mas vejo que já estão dentro.
    Afastamento e interdição, é o termo que o juiz determina, quando a pessoa, não domina mais suas faculdades mentais.

  19. Insensibilidade, deboche e provocação. Não precisa ser adversário político do prefeito para constatar isso.É uma questão de valores e cidadania, coisas que transcendem qualquer preferência política. Santa Maria só vai voltar a sorrir quando o respeito superar a provocação.Quando seus cidadãos enlutados por esse CRIME obtiverem respostas às questões até hoje obscuras. Quando seus governantes mostrarem a cara e assumirem suas responsabilidades, não fugirem, não se esconderem, não se omitirem. A cidade está enlutada sim, e como tal, precisa ser considerada. A transposição desse estágio anímico, certamente, não será feita à força, com jingles publicitários ou frases de efeito. É,sim, com atitudes sérias e comprometidas com o bem comum.Jamais para a blindagem de comparsas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo