AssembleiaCâmara de VereadoresCidadaniaCongressoConsumidorEconomiaEconomia SolidáriaEstadoNegóciosPolíticaPrefeituraSegurança

LUNETA ELETRÔNICA. ‘Aló, é da loja…’, outra Frente, 48 delegados, agasalhos entregues, feirão na praça…

* “Alô, é da loja Y. Dona fulana está em casa?”. Resposta: Não, saiu. P: “Pode dar um recado?” R: Pois não. “Então, diz que há um crédito pré-aprovado em nome dela na loja”.

* Agora, pergunta claudemiriana: pode uma loja de roupas vender crédito. Resposta claudemiriana Pode. É de onde vem a maior parte do lucro. Quer dizer, a jogatina está solta.

* Exceto se acordo de lideranças ocorrer, a reforma administrativa não será aprovada nesta terça, na Câmara (leia, a propósito, nota a ser publicada daqui a pouco).

* Em compensação, lendo-se o Boletim Legislativo 29/2013, se fica sabendo que vem aí mais uma Frente Parlamentar. Esta em favor da “ascensão profissional e concurso público para os cargos que foram extintos”. O autor: Jorge Trindade, do PT.

* Depois da plenária, haverá sessão solene no Legislativo, no início da noite desta terça. Será entregue a Comenda Chico Mendes a Santos de Jesus Braz da Silva.

* Instituída ano passado pelo parlamento, a honraria é destinada a pessoas ou entidades não governamentais que se destacaram em ação a favor da natureza, do meio ambiente e dos interesses ecológicos.

Essa turma foi empossada nesta segunda, por Tarso (foto Caco Argemi/Palácio Piratini)
Essa turma foi empossada nesta segunda, por Tarso (foto Caco Argemi/Palácio Piratini)

* A partir desta semana, 48 novos delegados (26 homens e 22 mulheres) começam a atuar no interior. Eles foram empossados nesta segunda, pelo governador Tarso Genro, no Piratini.

* “É mais um reforço para a segurança pública, principalmente para qualificar as grandes operações contra o crime organizado. Parte vai atuar em municípios que ainda não dispunham de delegacias”, ressalta Valdeci Oliveira, líder do governo na Assembleia.

* Também será realizado neste ano concurso público para contratação de 700 agentes, inspetores e escrivães da Polícia Civil. O concurso já foi autorizado pelo governador.

* O mesmo acontece na Brigada Militar, que realizará concurso para dois mil servidores. Já a Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) fará concurso para 1,4 mil agentes.

* São sete as MATÉRIAS  em condições de ser votadas pela Assembleia Legislativa nesta semana. Entre elas, três projetos do Executivo que terão prioridade.

* Eles tramitaram em regime de urgência. A decisão sobre quais proposições vão integrar a Ordem do Dia será tomada no final da manhã, durante reunião de líderes partidários com a Mesa Diretora.

* Entre as que serão votadas antes estão as propostas de criação do Conselho Estadual da Pessoa Idosa  e a que institui o Fundo Estadual da Pessoa Idosa no RS.

* O movimento indígena no Rio Grande e de outros estados iniciou nesta segunda, 3, uma série de manifestações contra o que é considerado ‘um retrocesso na questão da demarcação de terras indígenas’’.

* Conforme NOTÍCIA da assessoria de imprensa da Sedufsm, entidade que apoia o movimento indígena, o governo está suspendendo a demarcação de terras indígenas.

* Além disso está estaria concedendo à Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) o poder de veto sobre as análises feitas pela Fundação Nacional do Índio (Funai) em áreas a ser desapropriadas em favor dos indígenas.

* Os protestos no estado iniciaram na manhã desta segunda, quando indíos bloquearam o Km 272 da rodovia Passo Fundo – Lagoa Vermelha (BR -285), em Mato Castelhano.

* Está na pauta da Câmara dos Deputados para esta terça, o PROJETOque cria novas regras para a criação, o desmembramento e a fusão de municípios. O texto também confirma a validade de 57 cidades criadas de 1996 até 2007. Resta ver se será votado.

Primeira Dama Fátima Schirmer fez a entrega, no Beco da Tela (foto João Alves/CCS.PM)
Primeira Dama Fátima Schirmer fez a entrega, no Beco da Tela (foto João Alves/CCS.PM)

* A Campanha do Agasalho 2013, promoção da Prefeitura, através do gabinete da Primeira Dama,  teve a primeira entrega das doações nessa segunda.

* Os beneficiados foram mais de 65 famílias da comunidade do Vale da Benção, também chamado de Beco da Tela. Eles receberam mais de mil peças de roupa, 70 pares de calçado, dez cobertores e ainda travesseiros e outros artigos variados.

* A primeira dama, Fátima Schirmer, realizou a entrega. “São cinco anos de trabalho com nossos parceiros e hoje é uma realidade na vida de milhares de santa-marienses”, afirma.

* Se você quiser participar, há mais de 300 postos de coleta engajados na campanha. Para saber mais detalhes da entrega desta segunda, e ainda saber qual o local de entrega mais próximo de sua casa, clique AQUI.

* Desde esta segunda e até sexta, dia 7, acontece mais um Feirão do Meio Ambiente, na Rua 24 Horas e na Praça Saturnino de Brito.

* Estão disponíveis produtos coloniais, caseiros, artesanato, da agroindústria familiar, plantas ornamentais e lanches, entre outros itens. O horário de funcionamento é das 8 da manhã às 7 da noite.

* A promoção é do Projeto Esperança/Cooesperança e grupos associados, com o apoio da Prefeitura Municipal e do Conselho Municipal da Economia Solidária, entre outros.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo