Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
CidadaniaJudiciárioPolítica

NUNCA ESQUEÇA! O Judiciário que garante ‘habeas’ para o povo se manifestar, numa Ditadura não existiria

Segundo as informações que chegam ao editor, algo como entre 15 mil e 20 mil pessoas estão nas ruas de Santa Maria, já na parte final da manifestação deste final de manhã. Todas pedem democracia, basicamente, o que é representado pela quantidade de reivindicações explícitas. E mais: pedem Justiça para as vítimas da tragédia de 27 de janeiro.

Em alguns locais, no entanto, as manifestações só ocorrem livremente porque o Judiciário, concedendo habeas-corpus preventivo, garante o povo na rua. Mas, atenção, isso só é possível num regime democrático. Na ditadura (e nós tivemos uma bem recente), a liberdade total não pode ser garantida na Justiça. É bom não perder isso de vista. Jamais.

Um dos locais, embora não o único, em que o Judiciário precisou intervir, foi no Rio Grande do Norte. Acompanhe os detalhes, no material produzido pelo sítio especializado Consultor Jurídico. A reportagem é de Tadeu Rover. A seguir:

 “HCs coletivos preventivos garantem manifestações

Com a proliferação de manifestações em todo o Brasil e os respectivos casos de abuso de autoridades, tem crescido o número de pedidos de Habeas Corpus preventivos coletivos. Os instrumentos já têm chegado inclusive aos tribunais. Nesta quinta-feira (20/6), o ministro Herman Benjamin, do Superior Tribunal de Justiça, concedeu liminar em HC impetrado por integrantes do movimento Revolta do Busão, organizado em Natal. Mas apesar da decisão do STJ, nem todos os tribunais estão aceitando esses pedidos.

No caso analisado pelo STJ, o pedido havia sido negado pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região. A decisão afirmou que os policiais poderiam agir para garantir o fluxo normal das rodovias federais que dão acesso ao estádio Castelão, onde acontece a Copa das Confederações…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

4 Comentários

  1. E mais: pedem Justiça para as vítimas da tragédia de 27 de janeiro.
    “O Monstro esta solto”, ou algo parecido. Lembrou esta semana, o outro jornalista, Élio Gaspari.
    Frase citada por, Jucelino Kubichek, para falar, que a opinião publica ganhou as ruas..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo