PRIVACIDADE. Luciana Manica, as bisbilhotices do Tio Sam e a historinha do Lobo Mau. E nós com isso?
“…Dito isso, podemos voltar há poucos anos, tendo pano de fundo Santa Maria. Não havia câmeras de vigilância nas ruas, escutas telefônicas a torto e a direito, interceptações de dados via rede mundial de computadores, ou ao menos não sabíamos. Mas logo, tudo começou a parecer normal, em prol da segurança de todos. A partir daí começamos a adentrar no modelo do Pan-óptico de Jeremy Bentham, que se tratou de uma moderna instituição disciplinar nos presídios, a qual permitia uma constante observação caracteriza pela “vista desigual”. Pelo seu design o recluso não poderia nunca saber quando (e se) efetivamente era observado. De tal forma a “vista desigual” determinava a interiorização da individualidade disciplinar, pois a pessoa se sentia constantemente vigiada e, portanto, tenderia a não transgredir…”
CLIQUE AQUI para ler a íntegra do artigo “Pra que esses olhos tão grandes? E essas orelhas?”, que marca a estreia da nova colaboradora do sítio Luciana Manica Gössling. Ela é advogada, professora da Fadisma – de Direito da Propriedade Intelectual, Direito Internacional Privado, Direito Comunitário e da Integração – e especialista em Propriedade Intelectual. O texto foi postado há instantes, na seção “Artigos”!
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.